Maxwell Smart falando ao célebre sapatofone.

 

O AGENTE 86 episódio 1: como 86 e 99 se conheceram

 

O AGENTE 86 episódio 1: como 86 e 99 se conheceram

Miguel Carqueija

 

Dou início hoje à análise de um dos mais conhecidos e apreciados seriados cômicos norte-americanos: “Get smart” (Fique esperto), conhecido no Brasil como “Agente 86”. Realizado na década de 1960, pega carona no gênero espionagem — então muito em voga com os filmes de James Bond, Agente da UNCLE, Flint e outros — mas focaliza o assunto pelo ângulo da paródia. O ator principal, Don Adams, no papel de Maxwell Smart (o agente 86) mantém a tradição de Buster Keaton: o comediante que não ri, que faz seriamente as maiores palhaçadas.

No episódio piloto, “Mister Big”, ocorre o primeiro encontro entre 86 e 99 — interpretada por Barbara Feldon, mulher muito bonita e da mesma altura que Adams, faz com ele um par ideal. Ela é a agente sem nome, que todo mundo conhece apenas como a 99.

Completando o elenco fixo, Edward Platt , ator então já bastante conhecido, é o chefe do Controle — a fictícia organização secreta paralela à CIA e ao FBI. O Controle está sempre às turras com a KAOS — a organização maligna que faz de tudo para desestabilizar o mundo.

Neste episódio um dos chefes da Kaos é Mr. Big, que apesar do nome é um anão — interpretado por Michael Dunn, que no mesmo ano de 1965 teve papel importante na famosa superprodução de Stanley Kramer, “A nau dos insensatos”.

 

A dupla ideal da espionagem.

 

Resenha do episódio 1 (“Mr. Big”) da primeira temporada da série norte-americana “Get smart” (Fique esperto; Universal, 1965), ou “Agente 86” no Brasil. Criação e roteiro: Mel Brooks e Buck Henry. Produção executiva: Leonard Stern. Produção: Jay Sandrich. Direção: Howard Morris. Música: Irving Szathmary. Fotografia: Kenneth Peach A.S.C.

Elenco:

Don Adams...................................Maxwell Smart (Agente 86)

Barbara Feldon...............................Agente 99

Edward Platt...................................”Chefe”

Michael Dunn................................. Mister Big

Vito Scott........................................Professor Dante

Janine Gray.....................................Zelinka

Kelton Garwood..............................Garth

Karen Norris.................................... uma mulher

 

Smart e o "agente" K-13.

 

"Esta é a capital, Washington. Em algum lugar desta cidade, encontra-se o quartel-general de uma organização secreta chamada CONTROLE. Seu negócio é a contra-espionagem."

(Narração em "off" no início do episódio.)

 

Um dos raros casos em que o título modificado no Brasil ficou melhor que o original. "Get smart" significa apenas "fique esperto", sendo que Smart é o sobrenome do Agente 86.

 

Este primeiro episódio já é gozadíssimo, por exemplo ao mostrar o tal “cone do silêncio”, que irá reaparecer em outros capítulos. É uma estrutura transparente que desce do teto sobre os participantes de uma conferência — em geral Max e o Chefe — e cujo objetivo é proteger de escutas as conversas confidenciais. Só que nunca funciona, porque os próprios interlocutores não conseguem se escutar.

Também é engraçada a participação do cachorro agente, o K-13 (Fang) que é muito fofo. A 99 também é muito engraçada e logo de saída tem química com Smart. Outra “gag” é o “velho truque” — como 86 classifica os recursos mais inusitados empregados pelos inimigos. E também quando ele blefa, o inimigo (neste caso o Mr. Big) não acredita e Max vai diminuindo o tamanho do blefe.

O piloto fala de uma invenção bélica — espécie de desintegrador — que a Kaos roubou, sequestrando inclusive o inventor.

E aqui começam também os sofrimentos do Chefe, com os desastres de Maxwell Smart. Realmente, o Chefe é um sofredor.

 

Rio de Janeiro, 11 de agosto de 2023.

 

86 e 99 em ação. O início de uma longa parceria.