Pensativa, Serena von der Woodsen retorna para casa.

 

A GAROTA FOFOQUEIRA episódio piloto: o misterioso regresso de Serena

 

A GAROTA FOFOQUEIRA episódio piloto: o misterioso regresso de Serena

Miguel Carqueija

 

Retornando a Manhattan para tentar refazer sua vida e corrigir os erros do passado, Serena ainda não sabe que uma serpente a espiona, vigiando todos os seus movimentos.

 

Começamos hoje um ambicioso projeto: a resenha episódio por episódio do seriado televisivo norte-americano “Gossip Girl” (Garota Fofoqueira), baseado numa série de romances assinados por Cecily von Ziegesar: pelo menos, da primeira temporada.

Vamos mergulhar num mundo estranho, meio irreal para a maioria das pessoas, um mundo de riqueza, ostentação, luxúria, falsidade, frivolidade, o mundo da sociedade nova-iorquina e seus ambientes de luxo, de altas despesas e baixos interesses, falsas amizades e fofocas sem fim, de idolatria pelo dinheiro e pela aparência. No meio de tudo isso ainda há pessoas que prezam valores mais elevados.

Esta é a saga de Serena von der Woodsen, uma loura alta, magra, linda e decidida, de sua problemática amizade com Blair Waldorf e dos diversos dramas à sua volta, além da presença invisível, onipresente e onisciente da “Gossip Girl” — a garota fofoqueira que expõe em seu blog os mexericos mais recentes do grupo de estudantes riquinhos. E ninguém sabe quem é essa blogueira. Vale dizer que o título colocado no Brasil — “A garota do blog” — é medíocre; o certo seria colocarem a tradução de “Gossip girl”.

 

Serena confronta a mãe, por esta cercear e se envergonhar do filho.

 

Resenha do episódio 1 (Piloto) da série de tv “Gossip Girl”, baseada nos romances de Cecily von Ziegesar. Produção: Amy Kaufman. Produção executiva: Bob Levy, Leslie Morgenstein, Stephanie Savage e Josh Schwartz. Roteiro: Josh Schwartz e Stephanie Savage. Direção: Mark Piznarski. Fotografia: Ron Fortunato. Música: Transcenders.

Elenco:

Serena von der Woodsen.........................Blake Lively

Blair Waldorf.......................................... Leighton Meester

Dan Humphrey.......................................... Penn Badgley

Nate Archibald........................................... Chace Crawford

Jenny Humphrey........................................ Taylor Momsey

Chuck Bass.................................................. Ed Westwick

Lily von der Woodsen..................................Kelly Rutherford

Rufus Humphrey..........................................Matthew Settle

Eric von der Woodsen..................................Connor Paolo

Isabel Coates................................................Nicole Fiscella

Gossip Girl (voz)...........................................Kristen Bell

A forte personalidade de Serena domina a trama.

 

“Oi, galera do Upper East Side, aqui é a Garota Fofoqueira. Eu tenho uma notícia bombástica. Uma de minhas várias fontes, Melanie 91, acaba de me enviar isto... Flagrada na estação central, com as malas na mão, Serena von der Woodsen. Lembram que há um ano atrás nossa garota sensação desapareceu do mapa... para ir estudar num colégio interno? Pois é, ela voltou, assim, do nada.”

(Gossip Girl)

 

“Será que a nossa menina má virou a mocinha? Ou isso faz parte do jogo dela?”

(Gossip Girl)

 

“Por que ela foi embora? E por que ela voltou?”

(Gossip Girl)

 

“Então você o está escondendo. Ele tenta se matar, e você está preocupada com o título de Mãe do Ano?”

(Serena von der Woodsen para sua mãe Lily, falando do irmão Eric)

 

“Eu não voltei por sua causa. Olhe, a Blair é minha melhor amiga e você é o namorado dela... e ela ama você. E é assim que as coisas têm que ficar.”

(Serena von der Woodsen para Nate Archibald)

 

“Flagradas nos degraus do Metropolitan: disputa de poder entre a S e a B. Será que a S acha que era só dar o ar da graça e as coisas iam estar na mesma? Será que a B acha que a S ia perder sem lutar? Ou será que as duas gatas vão conseguir se entender?”

(Gossip Girl falando de Serena (S) e Blair (B)

 

“Você vai mesmo sair com um cara que não conhece?”

(Dan Humphrey para Serena von der Woodsen)

 

“Não dá pra ser pior que os caras que eu conheço.”

(Serena para Dan, em resposta)

 

“Com os pais que nós temos, precisamos uma da outra.”

(Serena para Blair Waldorf)

 

“Flagrada: Serena, encenando uma saída triunfal da festa da B.”

(Gossip Girl)

 

Emocionada, Serena abraça sua amiga Blair, acreditando na antiga amizade. Imagem distorcida por algum efeito luminoso.

 

No episódio 1 — chamado simplesmente Piloto — deparamos com um enigma. A jovem socialite Serena von der Woodsen, 17 anos, retorna a Manhattan depois de um ano em um internato de Connecticut. Ninguém sabe porque ela foi sem aviso, nem porque ela voltou de repente. O mistério cerca esse sumiço de Serena, mas alguém sabe o que de fato aconteceu: o caviloso e cafajeste Chuck Bass.

Serena volta preocupada com seu irmão mais novo Eric, internado numa clínica para dependentes químicos, alcoólatras ou depressivos, e se irrita porque sua mãe esconde o filho-problema. Blair, que se mostra fria com Serena — e antes eram as melhores amigas — também tem problemas de relacionamento com a mãe, recém-divorciada, pois o pai de Blair foi viver com um homem.

Preocupa Serena o clima que ela encontrou na volta — ela, que antes era como uma rainha naquele ambiente adolescente fútil. Há uma festa para dali a poucos dias, mas não há convite para Serena porque ninguém sabia da sua chegada. Blair até finge que sabia, para camuflar sua falta de contato com a amiga. Segundo a própria Serena, “éramos como irmãs”.

Porém certa Jenny, moça mais pobre e inexperiente, recebeu a incumbência de confeccionar os convites. Serena faz amizade com ela e obtém um convite. Jenny é irmã de Dan, um rapaz que estuda no mesmo colégio que Chuck e Nate (namorado de Blair) mas ainda excluído daquele mundo pomposo. Dan tem, a distância, paixonite por Serena.

Quando Serena extravia o celular num restaurante ele encontra o aparelho e o devolve, quando Lily, a mãe de Serena, fala sobre a festa e esta diz que não irá pois já tem um encontro, e aponta Dan — que improvisa com o cartaz de uma banda de rock onde o seu pai atua.

Serena preferiu não ir à festa por sentir o clima pesado, ainda que tenha conseguido antes trocar um abraço com Blair, que só se mostrou meio ressentida por não ter sido avisada quando a amiga foi embora.

Serena diz que teve de ir. Sem dúvida, algo muito sério aconteceu. Simplesmente, Blair foi traída pelo namorado Nate e por sua melhor amiga, Serena, que copularam após uma festa e Chuck flagrou sem ser visto. Tomada pelo remorso, Serena sumiu do mapa por um ano.

O caráter de Blair vai aos poucos se revelando. Ela é orgulhosa e vingativa e ainda era virgem. Queria ter sexo com Nate, mas quando iam fazer o rapaz, constrangido, confessa a traição e é expulso da alcova por uma Blair indignada. Serena, porém, está arrependida, e por isso já repelira uma tentativa de aproximação do ambíguo e indeciso Nate. A Chuck ela dissera que estava tentando mudar. Pois diante da resistência de Serena à sua cantada ele jogara na cara da garota o que sabia, o que tinha visto. Para Chuck, o canalha da história, ela era igual a ele.

Mas Serena não era igual a ele, apesar do erro do passado.

Serena é uma personagem fascinante, é gentil e legal e tenta viver num mundo de mentira, ódio velado e falsidade, cabotinismo e vício, e permanecer íntegra, apesar de, no passado, ter agido de forma cafajeste (aparentemente estava alcoolizada).

Todo esse capítulo converge para a apoteose final, quando Serena e Dan se encaminham para o show da banda de Rufus, o pai do rapaz, e Dan recebe pelo celular um pedido de ajuda enviado pela irmã Jenny: ela estava na festa de Blair e, levada para o andar de cima por Chuck, encontrava-se em vias de sofrer um estupro.

É eletrizante a parte final em que Serena e Dan, desistindo do show, correm para a festa e nela penetram, separam-se para procurar Jenny e, num terrível momento, Serena e Blair se encaram sem palavras. Porém Dan retorna e resolvem procurar no andar de cima, onde conseguem socorrer Jenny a tempo. Dan acerta um soco em Chuck e Serena aplica um empurrão no canalha: “Fique longe dela!”

Os três — Serena, Dan e Jenny — retiram-se da festa sob o olhar de Blair e vão embora num táxi — e o incidente é noticiado pela Gossip Girl.

A nobre atitude de Serena dá pontos a ela no primeiro episódio.

 

Rio de Janeiro, 16 de agosto de 2023.

 

 

Tendo sabido da traição de Serena e Nate um ano atrás, Blair fita com raiva sua amiga (ou inimiga?) quando esta penetra na festa para a qual não fôra convidada. Serena estava somente tentando salvar Jenny, mas ficou parecendo que viera peitar Blair.

Embaixo: a antológica cena em que Serena adverte Chuck para deixar Jenny em paz. Chuck não se arrepende e ainda chama Serena de "piranha". Mas esta não perdera tempo em discutir, e se retirou junto com Dan e Jenny.