Curso de Apologética Cristã: a liberdade da alma humana

 

CURSO DE APOLOGÉTICA CRISTÃ: A LIBERDADE DA ALMA HUMANA

Miguel Carqueija

 

Na sua argumentação a respeito da alma humana, em seu magnífico “Curso de Apologética Cristã”, o Padre Devivier S.J. demonstra o livre arbítrio através de um sólido raciocínio.

Ele chega a analisar passo a passo o processo mental de um ser humano ao tomar decisão sobre qualquer assunto — um processo que se divide em cinco partes: 1) ato do conhecimento; 2) primeiro movimento da vontade; 3) ponderação dos bens propostos; 4) deliberação e 5) decisão final.

Devivier apresenta suas provas, muito bem expostas em seu estilo brilhante e erudito.

“O homem tem a convicção íntima e o sentimento vivo, interno, da sua liberdade. Sente que muitos dos seus atos são completamente espontâneos e unicamente estão dependentes da sua vontade, de modo que ela só é que os elege e que toma sobre si a responsabilidade deles. É este um fato experimental, a que os deterministas darão a explicação que quiserem, mas que jamais poderão negar.”

Há, sem dúvida, pensadores que se opõem à tese da liberdade da alma. Devivier, porém, sabe fundamentar suas afirmações de forma admirável, e a meu ver irrespondível.

“Donde provém o discernimento, que fazemos, entre os atos de um dementado e os de um assassino, praticados em pleno gozo das suas faculdades? A este julgamo-los responsável, unicamente, porque é livre; àquele damo-lo como irresponsável, porque atua como qualquer máquina, e está determinado a operar.”

Também os conceitos de virtude e vício pressupõem o conceito de liberdade (de escolha), acrescenta o autor.

Ele também como São Tomás de Aquino, examina as objeções. Uma delas parece bem tola: de que escolhemos sempre o melhor, portanto não somos livres (?). Objeção dos deterministas, na verdade insustentável, como frisa Devivier:

“Mas a triste realidade nos mostra que, se a razão aconselha o melhor, a vontade escolhe muitíssimas vezes o pior.”

Aliás essa história de vantagem ou desvantagem, bem maior ou bem maior, é uma fantasia como mostra o autor, visto que existem escolhas neutras, como seguir um ou outro caminho num simples passeio.

A conclusão é que nós, seres humanos, somos livres e portanto temos de assumir a responsabilidade por essa liberdade.

O livro em questão é uma edição da Melhoramentos do início do século passado, tradução do original em francês do autor que é jesuíta belga. “Curso de Apologética Cristã” é um magnífico tratado sobre a doutrina católica.

 

Rio de Janeiro, 7 de julho de 2023.