Ayano, tia de Yamato e dona da hospedaria, sempre bem-humorada.

 

SUZUKA episódio 20: consequências da separação

 

SUZUKA episódio 20: consequências da separação

Miguel Carqueija

 

Sakurai Honoka, garota bondosa, pura e amorosa, encontra-se muito triste por causa do fim de seu namoro com Akitsuki Yamato; mas a história encaminha para uma solução quando um dos atletas da equipe, Kodayakawa, mostra interesse por Honoka e inicia uma aproximação. Para a amiga Nana, Honoka, mesmo triste, sustenta a sua posição e até raciocina para si mesma com muita lógica, que se continuassem juntos tornariam a brigar pelo mesmo motivo.

Estamos falando de relacionamentos adolescentes, mas sem a depravação ou promiscuidade com que costumam ser pintados.

De qualquer forma o grande culpado é Yamato por ser totalmente desajeitado para namorar e volta e meia ele trazia a figura de Suzuka — ou falando nela constantemente ou enredando-se de alguma forma com ela. E até na compra de um presente de aniversário para Honoka precisou pedir ajuda a Suzuka — sendo muito tapado para ele mesmo escolher o presente sozinho.

 

O colégio. Reparem no detalhismo do desenho.

 

Resenha do seriado de animação “Suzuka”, episódio 20, “Apoio”. Estúdio Comet, Japão, 2005. Com base no mangá de Kouji Seo (Editora Kodansha, 2004-2007). Produção: Tsukuru Maruyama, Gou Shukur, Minoru Yoshida e Kazunari Ueda. Direção: Hiroshi Fukutom. Roteiro: Hiroko Tokita. Música: Masanori Takumi. Desenho de personagens: Tadashi Shida.

Elenco de dublagem:

Suzuka Asahina......................Kanako Mitsuhashi

Yamato Akitsuki.....................Daisuke Nakamura

Yuuka Saotome......................Masami Suziki

Megumi Matsumoto..............Hatsumi Miura

Yasunobu Hattori...................Takanori Ohyama

Ayano Fujikawa......................Yuki Kaida

Sakurai Honoka......................Yumiko Hosono

Sakurai Honoka: tristeza por ter acabado o namoro com Yamato. Mas, por bom senso, ela não volta atrás.

 

Sempre com esse temperamento: esconder o seu sentimento.”

(do tema de abertura)

 

“Ele colheu o que plantou.”

(Suzuka Asahina)

 

“Não importa o quanto eu goste dele, ele sempre terá a Ashaina-san em seu coração.”

(Sakurai Honoka)

 

“Eu não gosto de pessoas irresponsáveis como ele, para começar.”

(Suzuka Asahina)

 

Hashiba peita Yamato para falar a verdade que ele vinha escondendo (Honoka cansara da fixação de Yamato por Suzuka).

 

Fica cada vez mais claro que Suzuka gosta de Yamato, apesar de fazer o possível para não demonstrar. Carregando o trauma da morte trágica de um antigo namorado, Suzuka tornou-se introspectiva e até antipática. Mas de um jeito ou de outro acaba dando atenção a Yamato, embora o critique com frequência.

É Hashiba, garota assaz positiva e decidida, quem extrai de Yamato a verdadeira razão do fim de seu namoro com Honoka. Hashiba é o tipo de menina adolescente que qualquer garoto decente gostaria de ter como amiga ou namorada, e é pena que seja uma personagem secundária.

 

Rio de Janeiro, 25 de setembro de 2023.

 

Hashiba e Yamato. A série "Suzuka" é exemplar no tema das relações hunanas entre adolescentes.