Como é Grande o Meu Amor Por Você. 🌹🌹

1653871.png

Roberto Carlos em Jerusalém 
 

https://youtu.be/bsN1_oRPLns?si=ye6bI2hZehLviJnk

 

A música "Como é Grande o Meu Amor por Você" é uma das mais conhecidas e populares canções do cantor e compositor brasileiro Roberto Carlos. Foi lançada em 1967 como parte do álbum "Roberto Carlos em Ritmo de Aventura".

 

A música foi escrita por Roberto Carlos sem a parceria com Erasmo Carlos. 

 

Ela expressa um sentimento profundo de amor e devoção, transmitindo a intensidade dos sentimentos do eu lírico em relação à pessoa amada.

 

"Como é Grande o Meu Amor por Você" se tornou um grande sucesso e uma das músicas mais emblemáticas da carreira de Roberto Carlos. Sua melodia romântica e letra emocionante conquistaram o público, tornando-a uma das canções mais tocadas e regravadas no Brasil.

 

A música foi um marco na trajetória de Roberto, consolidando sua imagem como um dos maiores ícones da música romântica brasileira. Ela continua sendo uma das canções mais queridas e lembradas do repertório do cantor, sendo frequentemente interpretada em seus shows e regravada por outros artistas.

 

O fato de letra e melodia terem sido compostas apenas por Roberto, sem a participação de Erasmo tem origem em  um período de desentendimento e afastamento entre Roberto Carlos e Erasmo Carlos,  na década de 1960. 

 

Durante esse período, eles deixaram de compor juntos por alguns meses. Esse desentendimento ocorreu principalmente devido a divergências criativas e pessoais entre os dois, as quais, logicamente, não vamos dissertar, neste momento, em respeito à memória de Erasmo Carlos, - “o cara muito adulto e com coração de criança”, “o amigo certo das horas incertas”. 

 

No entanto, eles conseguiram superar suas diferenças e retomaram a parceria posteriormente, continuando a compor e trabalhar juntos em várias músicas de sucesso. 

Apesar do período de afastamento, a parceria entre Roberto Carlos e Erasmo Carlos foi uma das mais duradouras e bem-sucedidas da música brasileira.

 

Se você gosta das músicas, é fã de Roberto e Erasmo, certamente que você vai identificar em “todas” as composições, o DNA de um e do outro. Principalmente se você se aprofundar nas composições gravadas pelo Erasmo em seus discos solo. 

 

Análise do texto 

 

A música “Como é Grande o Meu Amor Você” fala de uma maneira muito simples, eu diria, - até desajeitada, de expressar tanto sentimento por uma pessoa… Mas ele não sabe como fazê-lo, não tem palavras para expressar o seu sentimento. Ainda assim, ele vai tentando… Se utiliza de metáforas simples… 

 

E é essa busca premente da necessidade de verbalizar o seu sentimento e da forma como o faz, que transforma uma letra muito simples em uma declaração universal, - compreendida, ao alcance de milhões de pessoas. 

 

Como é Grande o Meu Amor Por Você" é um exemplo clássico de uma declaração de amor profunda e intensa. Sobre o texto:

 

1. Expressão emocional: A canção transmite uma profunda e sincera expressão de amor. O eu lírico está lutando para encontrar palavras que possam, - verdadeiramente, descrever o tamanho do seu amor.

 

2. Metáforas poéticas: A letra utiliza metáforas poéticas, como "Nem mesmo o céu, nem as estrelas, Nem mesmo o mar e o infinito, Nada é maior que o meu amor", para enfatizar a grandiosidade desse sentimento.

 

3. Repetição: A repetição da frase "Como é grande o meu amor por você" - ao longo da canção, reforça a ideia central e intensifica a emoção.

 

4. Desespero e impotência: O eu lírico expressa seu desespero ao não conseguir encontrar uma forma adequada de expressar seu amor. Isso adiciona um elemento de vulnerabilidade à letra.

 

5. Universalidade: A mensagem de amor é universal e pode ser facilmente relacionada por pessoas de diferentes culturas e origens.

 

Essa emoção que experimentamos ao ouvir a música não seria a experiência que é, não fossem a excelência da melodia e, igualmente, a grande capacidade de Roberto em interpretar, - sendo um dos maiores intérpretes de canções românticas das últimas décadas. 

 

Percebemos o quanto a música, orquestração e interpretação mudaram ao longo dos anos, - para bem melhor. Veja vídeo original e mais recente das gravações.

 

1654252.png

 

Link para a gravação original:

 

https://youtu.be/IVz8eXZK53E?si=k2pbmOYtpCAHJrMy

 

 

 

Roberto Carlos em Ritmo de Aventura é o sétimo álbum do cantor e compositor Roberto Carlos, de 1967. Foi gravado entre 16 e 18 de agosto, com exceção da faixa "Eu Sou Terrível", gravada em outubro. Lançado em novembro de 1967. Wikipédia

Artista: Roberto Carlos

Filme: Roberto Carlos em Ritmo de Aventura

Lançamento: 1967

Gênero(s): Rock and rollIê-iê-iê, soul, baroque pop, garage rock

Gravadora(s): CBS

Produção: Evandro Ribeiro

 

***

Roberto Carlos interpreta a melodia em show realizado em Jerusalém
 

 

 

Mas os anos foram se passando e o já tão exigente Roberto em relação à qualidade das letras, melodia, mensagem que queria passar em suas canções foram ainda mais presentes, como ainda o é, hoje. É o primeiro a chegar e o último a sair. 

Não tardou a criar a banda RC7 e logo depois contar com os arranjos do maestro Eduardo Lages em suas canções. 

 

Com certeza este foi um passo muito  importante para tornar ainda mais expressivas  as músicas da dupla Roberto Carlos e Erasmo Carlos. 

 

Há anos vem se apresentando sob a regência do maestro Eduardo Lages e uma orquestra imensa, de cordas, violinos, teclados (muitos teclados) e músicos já “carimbados” como o também maestro, instrumentista Tutuca, o violonista Paulinho Ferreira (casado com a filha de Roberto, Paula - já falecida) e dezenas de músicos, centenas de profissionais que trabalham com Roberto, há décadas. 


Feita essa introdução para que o leitor(a) compare a versão primeira da melodia em foco e a forma refinada que ganhou com orquestra e, sobretudo com a qualidade dos profissionais citados, ao longo dos anos. 
 

1654293.jpg


Veja no link abaixo:

 

https://youtu.be/bsN1_oRPLns?si=ye6bI2hZehLviJnk

 

 

Como é Grande o Meu Amor Por Você

 

Eu tenho tanto pra lhe falar

Mas com palavras não sei dizer

Como é grande o meu amor por você

E não há nada pra comparar

Para poder lhe explicar

Como é grande o meu amor por você

Nem mesmo o céu, nem as estrelas

Nem mesmo o mar e o infinito

Nada é maior que o meu amor

Nem mais bonito

Me desespero a procurar

Alguma forma de lhe falar

Como é grande o meu amor por você

Nunca se esqueça, nem um segundo

Que eu tenho o amor maior do mundo

Como é grande o meu amor por você

Nunca se esqueça, nem um segundo

Que eu tenho o amor maior do mundo

Como é grande o meu amor por você

Mas como é grande o meu amor por você

 

Compositor: Roberto Carlos 

 

Em resumo, "Como é Grande o Meu Amor Por Você" é uma canção que celebra o poder e a profundidade do amor. Sua simplicidade lírica e emocional, a tornou um clássico atemporal na música brasileira e uma expressão tocante de sentimentos amorosos.

 

🎼🎼🎼🎼🎼🌹🌹🌹🌹🌹🌹🎼🎼🎼🎼🎼

 

Depoimentos:

 

  1. Tutuca: https://youtu.be/1-oOr3lPsps?si=q9xw-sffF80Z7NP3
  2. Eduardo Lages: https://youtu.be/A52YZdnXPNc?si=1R5VY5RBAOWxThpe
  3. Eduardo Lages: https://youtu.be/M75I6fbxA2I?si=30oqrEuDDqXA18IN

 

Paulinho Ferreira: Violonista do RC.  

https://youtu.be/za1V3V-UWIQ?si=vt7D5JTEzSX0yDGk

 

https://youtu.be/_trNa3TH3zY?si=KsYaTKJwALplRBkN

 

https://youtu.be/IBAm9-u4_sM?si=V7YmtDSeSWjeNhfh

 

                                     ***

Convite pra ouvir: Como Vai Você - link abaixo 

 

https://www.recantodasletras.com.br/artigos-de-musica/7875779

 

Autor: Julio Cesar 

Pesquisa: Julio Cesar

Fontes de pesquisa: pessoal, YouTube, Wikipédia. 

Julio Cesar Fernandes, Autor: Julio Cesar Pesquisa: Julio Cesar Fontes de pesquisa: pessoal, YouTube e Wikipédia.
Enviado por Julio Cesar Fernandes em 07/10/2023
Reeditado em 11/10/2023
Código do texto: T7903331
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.