Suzuka no velório de Tsuda Kazuki, não conseguiu chorar diante dos outros, mas chorou ao se ver sozinha.

 

SUZUKA episódio 25: sentimentos bloqueados

 

 

SUZUKA episódio 25: sentimentos bloqueados

Miguel Carqueija

 

Suzuka Asahina é uma personagem complexa e de difícil análise, mas o capitulo 25 deixa bem clara, afinal de contas, a verdadeira motivação das atitudes da garota, seu trauma, seu sofrimento, sua obstinação em se fechar num mundo à parte, onde exige muito de si mesma e rejeita o amor.

Algumas imagens retrospectivas mostram uma Suzuka mais nova, com sua irmã, o treinador Miyamoto e o atleta estudante Tsuda Kazuki. Já sabíamos o que havia acontecido no passado, em outra cidade: de início ela não gostava de Tsuda, porque brincava com ela, mas na verdade dava-lhe bons conselhos para o atletismo (no caso de Suzuka, o salto em altura). No fim, quando Tsuda esperava uma resposta para sua declaração de amor, ele morreu num desastre de trânsito. E Suzuka, em prantos, dirá: “Agora não posso mais responder!”

E é por isso que embora ela goste de Yamato ela o rejeita e é fria e distante com ele, porque não quer passar de novo pelo que já passou — como se fosse provável que Yamato também viesse a morrer num desastre. Em suma, a vida de Suzuka é assombrada por um trauma muito grave.

 

O desaparecido amor de Suzuka: Tsuda Kazuki.

 

Resenha do seriado de animação “Suzuka”, episódio 25, “Perda”. Estúdio Comet, Japão, 2005. Com base no mangá de Kouji Seo (Editora Kodansha, 2004-2007). Produção: Tsukuru Maruyama, Gou Shukur, Minoru Yoshida e Kazunari Ueda. Direção: Hiroshi Fukutom. Roteiro: Hiroko Tokita. Música: Masanori Takumi. Desenho de personagens: Tadashi Shida.

Elenco de dublagem:

Suzuka Asahina......................Kanako Mitsuhashi

Yamato Akitsuki.....................Daisuke Nakamura

Yuuka Saotome......................Masami Suziki

Megumi Matsumoto..............Hatsumi Miura

Yasunobu Hattori...................Takanori Ohyama

Ayano Fujikawa......................Yuki Kaida

Sakurai Honoka......................Yumiko Hosono

 

Yamato Amitsuki identifica o problema psicológico de Suzuka.

 

“Eu devo ser uma pessoa de coração muito frio.”

(Suzuka Asahina, no velório de Tsuda Kazuki, ao perceber que só ela não chorava.)

 

“Mentirosa! Você sempre mente e foge de assuntos importantes. Já basta! Você sabe quantos problemas a sua atitude causou a todos?”

(Sakurai Honoka para Suzuka Asahina)

 

“Você não pode saber como uma pessoa se sente quando roubam o amor dela!”

(Sakurai Honoka para Suzuka Asahina)

 

Habitualmente doce e delicada, Sakurai Honoka perde a paciência com Suzuka.

 

Não devemos perder de vista que Suzuka é uma adolescente, não uma mulher feita. A maturidade das ações e pensamentos de Suzuka contraria o preconceito de que adolescente só quer saber de sexo, drogas e divertimentos. E que adolescente só fala gíria, palavrão e piadas sujas.

Uma cena significativa é a descompostura que Sakurai Honoka passa em Suzuka. Sakurai esbarra com Suzuka sentada e chorosa na escadaria do templo. Quando Suzuka mais uma vez nega ter qualquer interesse em Yamato ela a chama de mentirosa e, numa atitude bastante franca, lança uma série de acusações a Suzuka: “Você sabe quantos problemas a sua atitude causou a todos?” Sakurai Honoka teve um rápido namoro com Yamato. Isto só aconteceu porque Suzuka, mesmo amando Yamato e sendo amada por ele, o rejeitou. Yamato aceitou o amor puro e dedicado de Honoka, mas a toda hora de um modo ou de outro o fantasma de Suzuka se interpunha. Quando entendeu que o coração de Yamato permanecia em Suzuka, não suportou mais e encerrou o relacionamento. E agora Sakurai sofria ao ver Yamato sofrer.

Mas Suzuka não quer enfrentar a verdade e, depois de fugir de Yamato, agora foge também de Sakurai. E quando Yamato finalmente a descobre sozinha e deprimida no parque, à noite, o resultado é desastroso: Yamato, depois de dizer que ninguém sabe como será o futuro (por isso ela deve esquecer o caso de Tsuda Kazuki), tenta convencê-la beijando-a... o que resulta numa saraivada de tapas. E Yamato se vê sozinho no parque, sentindo-se derrotado.

Porém, Suzuka já está no limite da resistência.

 

 

Sakurai prossegue com a descompostura. Cena antológica.

 

 

Rio de Janeiro, 10 de fevereiro de 2024.