O Chefe, como sempre sofrendo.

 

O AGENTE 86 episódio 9: o sequestro do Chefe

 

O AGENTE 86 episódio 9: o sequestro do Chefe

Miguel Carqueija

 

São muito criativos os roteiristas de “Get Smart”. Neste episódio o Chefe (sempre muito bem interpretado por Edward Platt, com sua voz grossa de baixo) é sequestrado por agentes da Kaos, que desejam submetê-lo a uma lavagem cerebral e devolvê-lo ao Controle, mas como um agente-zumbi infiltrado. E há várias sequências muito engraçadas e também estapafúrdias.

Por exemplo, quando o Chefe é atacado por dois agentes da Kaos, luta com eles e pede ajuda repetidamente ajuda a Maxwell Smart, o agente 86; este, ocupado com o motor do carro, não percebe nada.

Depois, quando a conselho da 99 o Max liga para o Presidente dos Estados Unidos tentando conseguir os 200.000 dólares que a Kaos exige em troca da libertação do Chefe — e o presidente diz simplesmente para barganhar por 12 dólares (sic).

E quando 86 e 99 organizam uma vaquinha dentro do próprio Controle — o dinheiro vai pingando, tem-se a impressão de que a agência paga mal aos seus funcionários. Até que chega uma contribuição mais volumosa, de 500 dólares. Animado com isso, o 86 quer saber de onde veio essa quantia, e a 99 explica: do Departamento de Falsificações.

Verdadeiramente surreal — uma sátira e tanto às engenhocas dos filmes de espionagem — é o 86 usando quase todos os seus acessórios — além do sapatofone, também o cinto, a gravata, o lenço — quase que só falta a cueca — como telefones.

 

Com Windish e a 99, Maxwell Smart examina os indícios.

 

Resenha do episódio 9 (“Satan Place”) da primeira temporada da série norte-americana “Get smart” (Fique esperto; Universal, 1965), ou “Agente 86” no Brasil. Criação: Mel Brooks e Buck Henry. Produção executiva: Leonard Stern. Produção: Jay Sandrich. Direção: Frank Mc Donald. Roteiro: Stan Burns e Mike Marmer. Edição: Buck Henry. Música: Irving Szathmary. Fotografia: Robert H. Wyckoff.

Elenco:

Don Adams...................................Maxwell Smart (Agente 86)

Barbara Feldon.............................Agente 99

Edward Platt...................................”Chefe”

Joseph Sirola................................... Harvey Satan

Robert Unthwaite........................... Windish

Bryan O’Byrne................................. Hodgki ns

Len Lesser........................................ Rudolph

Jack Perkins...................................... Gregor

 

86 e seus aparelhos espalhados pela roupa.

 

 

“Exatamente como pensei. Grama elétrica.”

(Maxwell Smart)

 

86 e 99, disfarçados.

 

A voz de taquara rachada de Don Adams parece ideal para interpretar um agente tão estúpido como Maxwell Smart, cujo sobrenome ainda por cima quer dizer “esperto”. A ideia do Dr. Harvey Satan, da Kaos, de trazer um médico europeu para efetuar uma cirurgia cerebral no Chefe, é outra incoerência, já que colocam o prisioneiro numa câmara frigorífica. Ele é encontrado inteiramente congelado; na vida real não adianta descongelar, pois ele teria morrido de hipotermia.

A julgar pelos cenários, parece que tudo foi feito com baixo orçamento. Mas a série é deliciosa em seu humor irreverente.

 

Disfarce descoberto.

 

Rio de Janeiro, 31 de março de 2024.

 

A Agente 99 paralisa os vilões com um jato congelante.