Blair se revolta ante a ausência do pai na festa do Dia de Ação de Graças da família, porque a mãe lhe dissera que ele viria.

 

A GAROTA FOFOQUEIRA episódio 9: o passado de Serena e Lily

 

A GAROTA FOFOQUEIRA episódio 9: o passado de Serena e Lily

Miguel Carqueija

 

Serena comete um erro: Blair se melindra facilmente quando se trata de sua vida sentimental.

 

Há uma notável como que acomodação entre os personagens nos vários dramas pessoais focalizados e é um dado curioso como a ação praticamente avança de festa em festa, de evento em evento. Parece ser este o “ano litúrgico” da elite econômica de Upper East Side, em Manhattan.

Serena, uma personagem nobre, paira acima dessas mesquinharias e é como uma luz em meio à escuridão. Não é perfeita, dentro da realidade do mundo moderno das grandes cidades, mas é generosa e de bom caráter e procura ajudar e proteger.

Neste episódio a misteriosa Gossip Girl anuncia uma pausa na sua espionagem, já que ela também irá comemorar o Dia de Ação de Graças — data muito importante nos Estados Unidos.

Nate, nem um pouco preocupado com a maneira leviana que teve com Blair, acabando o namoro sem uma palavra, pela ausência na festa de aniversário depois de ter, pelo celular, prometido um presente que não entregou, ocupa-se com o problema do pai, que tentou o suicídio. O casamento dos pais de Nate está em crise, mas no hospital, após as desavenças anteriores, Nate diz a seu pai: “Nós precisamos de você”. Em suma, Nate ainda tem algo de bom.

Porém a crise atinge também Blair e sua mãe Eleanor; e os pais de Dan e Jenny, num curioso entrelaçamento. Serena, com a mãe Lily e o irmão Eric, deveriam ir à casa de Blair para a comemoração do Dia de Ação de Graças; porém Serena, aparecendo antes, acabou tendo um bate-boca com Blair. Serena vira sem querer, abrindo a porta do quarto de Blair, na festa de aniversário desta (episódio anterior) — amigas de infância se dão essas liberdades — o namoro Blair/Chuck. Isso deixara Serena chocada e ela diz a Blair que podia contar tudo, pois ela, Serena, não tinha o hábito de julgar as pessoas. Mas Serena deixa escapar: pensava que Blair estava se guardando para algo especial. Blair se enraivece, seu lado mesquinho vem à tona, pois ela não esqueceu que, no passado, Serena a traíra transando com seu então namorado, Nate. Um episódio já esclarecido, pois Serena naquele tempo era leviana, porém se arrependera profundamente e se auto-punira indo estudar num colégio interno fora de Manhattan e assim sumira durante um bom tempo. Como resultado disso Blair “desconvidou” Serena e ainda a insultou, dizendo que, se Serena não transara com Chuck, “pelo menos sobrou um”. Em suma, um insulto pesado contra Serena, que agora é uma garota centrada e séria. Serena se retira e acaba aceitando o convite de seu namorado Dan, de levar a família à casa dele, para lá passar a comemoração.

 

No capítulo anterior Serena flagrou sem querer uma cena de amor entre Blair e Chuck. Ao sugerir que Blair fez isso para se vingar de Nate, Blair torna a jogar na cara de Serena que esta havia transado com Nate. O episódio, passado há mais de um ano, determinara a regeneração (por arrependimento) de Serena da vida estouvada que até então levava. O ataque era injusto, mas não satisfeita Blair praticamente chamou Serena de piranha e a "desconvidou" da festa. É problemático ter uma "melhor amiga" assim.

 

 

Não tendo fogão na suíte que ocupam provisoriamente enquanto a mansão da família está em obras, Lily cogita preparar uma abóbora. Felizmente o namorado de Serena, Dan, a convida para uma modesta comemoração de Ação de Graças na casa dos Humphreys. Reparem na maneira como Eric, o irmão mais novo de Serena, fita a abóbora e Serena acha graça. O que Serena e Eric não sabiam era da ligação antiga entre Lily e Rufus... e Lily não sabia que Alison, esposa de Rufus, estava de volta. Outra armadilha do destino.

 

Resenha do episódio 9 (Blair Waldorf must pie!/Blair Waldorf torta obrigatória!) da primeira temporada da série de tv “Gossip Girl”, baseada nos romances de Cecily von Ziegesar. Produção: Joe Lazarov, Jessica Queller e Amy Kaufman. Produção executiva: Bob Levy, Leslie Morgenstein, Stephanie Savage e Josh Schwartz. Roteiro: K.J. Steinberg e Jessica Queller. Argumento: Lenn K, Rosenfeld. Desenvolvimento: Josh Schwartz e Stephanie Savage. Direção: Mark Piznarski. Fotografia: Ron Fortunato. Música: Transcenders.

Elenco:

Serena von der Woodsen.........................Blake Lively

Blair Waldorf.......................................... Leighton Meester

Dan Humphrey.......................................... Penn Badgley

Nate Archibald........................................... Chace Crawford

Jenny Humphrey........................................ Taylor Momsey

Chuck Bass.................................................. Ed Westwick

Lily von der Woodsen..................................Kelly Rutherford

Rufus Humphrey..........................................Matthew Settle

Gossip Girl ou Garota Fofoqueira (voz)...........................................Kristen Bell

Também neste episódio:, Connor Paolo, Margaret Colin, Susie Misner, Michelle Hurd, Sam Robards, Francie Swift.

 

Blair consegue brigar com a mãe, Eleanor, mesmo na frente dos convidados. A ausência do pai, que permanece em Paris com seu amante, ofende Blair.

 

Depois de destratar Serena horas antes, Blair a chama em desespero de causa e Serena deixa a reunião na casa dos Humphreys para socorrê-la. Quanta gente tem uma amiga assim?

 

“Quando a gata sai, os ratos fazem a festa.”

(Gossip Girl)

 

“Você está pirando a sua mãe, e ela está pirando a minha.”

(Blair Waldorf para Serena van der Woodsen, numa cena do passado, quando Serena era problemática)

 

“Eu não sou do tipo que julga as pessoas.”

(Serena van der Woodsen)

 

“Mas o que ela lhe fez de tão mal? Digo, além desse ar de superioridade e do sarcasmo em alto grau?”

(Dan Humphrey para Alison Humphrey, referindo-se a Lily van der Woodsen)

 

“De repente a minha família parece tão normal.”

(Blair Waldorf, vendo o quiproquó envolvendo os pais de Dan e a mãe de Serena)

 

Totalmente esquecida dos insultos de Blair, Serena a abraça carinhosamente, compadecida de sua solidão.

 

Nate encontra Howard, seu pai, desfalecido após tomar uma super-dose de um remédio.

 

Mas como diz o ditado que “Deus escreve certo por linhas tortas”, a presença da família de Serena em casa dos Humphreys acaba sendo desastrosa, pois no passado remoto Lily e Rufus foram amantes. Depois seus caminhos se separaram, Lily teve vários casamentos e divórcios — e afinal quem é o pai de Serena? — e Rufus casou com Alison e gerou Dan e Jenny. Alison estivera separada de Rufus, mas voltara ao lar e Lily não sabia. O encontro das duas mulheres gera sério constrangimento, pois nem os filhos de Rufus e Alison — isto é, Jenny e Dan — e nem os de Lily, Serena e Eric, sabiam disso. Aliás, antes que o problema viesse à tona, Serena foi chamada ao celular por Blair — menos auto-suficiente do que gosta de parecer. Blair sucumbira em depressão ao ver que sua mãe havia mentido, e seu pai não viria à festa. Blair queria rever seu pai, que abandonara a família para ir viver em Paris com um homem. Eleanor revela a Blair que estava se divorciando. Encontrando Blair escondida em seu quarto, presa de depressão, Serena a abraça com carinho e a leva para a casa dos Humphreys — esquecendo a maneira como Blair a tratara naquele mesmo dia. Chegam lá e diante do quiproquó Blair observa que já estava achando sua própria família, normal.

Este episódio mostra algumas cenas do passado, um passado que Serena desejaria esquecer. Serena, mais jovem, aparece embriagada e criando problemas para Blair na casa desta.

Nessas retrospectivas do passado fica evidente que Serena era uma garota libertina e leviana e que, num despertar da consciência moral, resolveu mudar e efetivamente mudou. Agora Serena possui uma nobreza rara no ambiente frívolo e falso dos ricaços e riquinhos de Manhattan.

No fim o casal Rufus/Alison contorna o problema e resolve esquecer o passado e pensar no futuro; e Blair também se reconcilia com a mãe. Afinal, a mensagem é de esperança por dias melhores.

 

"S" é o apelido que a Gossip Girl deu à Serena no blog que todo mundo lê, enquanto Blair é a "B". Blair tem suas horas de enternecimento com Serena. Ela só esquece de pedir desculpas.

 

 

Jenny e Dan comentam os fatos que acabaram de descobrir sobre o passado de Rufus e Alison.

 

Rio de Janeiro, 3 de abril de 2024.