Filme "Dia da Redenção" irrita argélia, exibido nos cinemas marroquinos

Este filme intitulado Dia de redenção, tem  gerado polêmica  entre os argelinos, cujo diretor marroquino Hicham Hajji, diretor, tem  exibido este filme "O Dia da Redenção" nos cinemas marroquinos em grande escala.

Tal filme conta a história de Kate Paxton, uma famosa arqueóloga americana, raptada presente  no Marrocos ao descobrir os mais antigos ossos humanos de 30 mil anos, por sua vez o seu marido veio ao Marrocos para libertá-la..

Tal filme tem sido apresentado na forma de empolgação e “ação”, cujo diretor Hajji tem escolarecido que “O Dia da Redenção leva fortes mensagens políticas do marroquino sobre o Saara graças aos tremendos esforços empreendidos pelo Escritório Central de Pesquisa Judicial (BCIJ) em prol da luta contra o terrorismo, da segurança e  paz.”.

Além disso, o diretor do filme tem promovido o Marrocos,  suas descobertas geológicas, tecnologias e tornagem  de filmes em Ouarzazate, Merzouga, Casablanca e Rabat.

A este respeito, Hajji tem anotado que este filme é  de ação cujo objetivo visa   melhor imagem do país a nível internacional,  ansioso, através das cenas emocionantes, do Marrocos forte e maravilhoso com este trabalho cinematográfico.

O realizador marroquino explicou que o  filme está nos cinemas marroquinos e tem alcançado notável sucesso em diferentes países, “ Dia da Redenção´ foi apresentado em mais de 20 países, dobrado em mais de 24 línguas”, contando com um investimento marroquino. desde 2019, lembrando da cena tornada  no famoso hotel - Casablanca.”

Em resposta à campanha dos argelinos contra, Hajji, “O governo argelino guarda rancor contra o Marrocos desde muito tempo, sendo ridículo julgar uma obra de arte com base da promoção de ódio e rancor devido a um filme, uma vez que os ataques nunca foram a solução contra os personagens, personificando o papel dos terroristas no filme, considerados franceses de origem árabe, vindo   apenas a Argélia para morar ”.

Vale lembrar que este filme marroquino tem atraído figuras proeminentes de Hollywood, como Andre Garcia, Robert Knepper, Ernie Hudson, Martin Donovan, Gary Dordan e a canadense Serenda Swan, além de atores marroquinos, a exemplo do Mehdi El Ouazzani, Don Beg, Karim Saidi, Younes Benzacour e franceses - como Ator argelino Sami Naciri.

Lahcen EL MOUTAQIProfessor universitário- Marrocos

ELMOUTAQI
Enviado por ELMOUTAQI em 04/01/2022
Código do texto: T7421828
Classificação de conteúdo: seguro