Difusão Eletrônica

A humanidade trabalha com a informação há milhões de anos, entretanto, nas últimas décadas houve um desenvolvimento surpreendente nessa área, através da utilização da tecnologia, destacando-se pela utilização intensa de computadores.

Estamos vivendo uma época toda especial. A velocidade da informação é incrível, tudo muda toda hora, nada é constante. A facilidade com que se deteriora a informação é fantástica, e ao mesmo tempo inacreditável. Estamos presenciando o surgimento de novos negócios que até pouco tempo eram inimagináveis, como a indústria de componentes eletrônicos, que emprega milhões de pessoas, e os serviços de telecomunicações de dados e difusão eletrônica de informações; Além dos acima citados, inúmeros outros negócios surgiram, em consequência dessa evolução, que está longe de atingir o seu limite, mais recentemente podemos citar os negócios de compra e venda que são realizados eletronicamente via Internet.

O conhecimento humano levou mais de um milhão de anos para chegar à fase agrícola; milhares de anos depois chegou à fase industrial, alguns séculos depois atingiu a eletrônica e em poucas décadas chegou a biotecnologia. Estudos demonstram que o conhecimento acumulado pela população, dobra no mundo a cada cinco anos. Estima-se que a partir do ano 2050, vai dobrar a cada

quatro meses.

A Internet registra crescimento acelerado: Um relatório do governo norte-americano intitulado "A Economia Digital Emergente" revelou que a Internet está crescendo de forma realmente alucinante. As estatísticas são surpreendentes: o tráfego na Internet tem dobrado a cada 120 dias e o comércio via rede deve ultrapassar os US$350 bilhões em 2052. Em 1995 apenas quatro milhões de pessoas estavam conectadas à rede. No final do ano passado, este número já ultrapassava 250 milhões. O mais interessante é que a Internet está crescendo mais rapidamente que qualquer outra tecnologia anterior a ela. O rádio existiu por 38 anos antes de ter 50 milhões de ouvintes, e a televisão levou 14 anos para alcançar esta marca. A Internet cruzou a linha em apenas quatro anos! O comércio eletrônico também dá indícios de que vai explodir em breve. Em torno de dez milhões de pessoas nos Estados Unidos e Canadá compraram pela Web até o final de 1999, comparado a 5,8 milhões de consumidores apenas seis meses antes.

As informações se multiplicam num ritmo tão intenso que é cada vez mais, impossível a qualquer pessoa, inclusive ao leitor mais voraz, ficar atualizado com tudo o que se publica. Os executivos não podem mais estar informado de tudo o que se produz em sua área de atividade, porque mesmo se dedicando a estudar todo o seu tempo, não seria suficiente. Os computadores atuais são como armários com gavetas, para achar uma informação você tem que abrir cada gaveta e procurar em documentos (pastas) que estão organizadas em alguma ordem (alfabética, numérica, etc...)

Esse sistema de arquivos e diretórios foi criado por programadores para programadores. Hoje na internet e nos computadores, há bilhões de informações em páginas, que são arquivos, e cada um tem nome e endereço (URL), isso é humanamente impossível para ser manuseado. É como se num rebanho de milhares de cabeça de gado, você tivesse que identificar individualmente cada animal. Será preciso encontrar outra forma de organizar informações, mais similar a mente humana, mais complexo. Os elementos memorizados pelo ser humano não possuem nomes e não são ordenados em pastas, eles são acessados por conteúdo e relacionamento, lembranças (passado, presente, futuro). Na ciência da computação já se trabalha com conceito similar, chamado de lifestream, que consiste em organizar as informações em formas parecidas com a da mente humana.

Agradeço com ternura aos meus leitores e leitoras

Vander Góis
Enviado por Vander Góis em 12/04/2022
Reeditado em 12/04/2022
Código do texto: T7493164
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.