O RÁDIO AMADOR

O RÁDIO AMADOR

Estamos comemorando 100 anos do Rádio no Brasil.

Graças a Marconi, o criador do aparelho radiofônico: o meio de comunicação de massa nos idos de 1922.

Uma invenção que unia as famílias envolta do aparelho de válvulas incandescentes, esquentando aquele caixote falante.

Na Primeira Guerra, o rádio sem fio representou uma revolução na comunicação. Foi através do rádio (impulso elétrico) que o Cristo Redentor, no Corcovado, foi iluminado, lá de Roma para o Brasil!

Radioescuta, os primeiros foram feitos artesanalmente por meio da pedra galena, daí o nome de Rádio Galena. (Rádio de galena é um dos receptores de rádio mais simples de modulação AM que se pode construir. Ele utiliza as propriedades semicondutoras do mineral galena, um dos primeiros semicondutores utilizados, ou seja, antes do germânio e silício. Wikipédia)

Nos primórdios do rádio no Brasil, era necessário obter uma licença para sua aquisição. No governo de Getúlio Vargas, o espírito nacionalista não permitia que estrangeiros comprassem nem ouvissem um aparelho de rádio. A escuta clandestina se transformava num mistério ao ouvir a voz do locutor; as novelas irradiadas, com a sonoplastia dos passos no assoalho, trovões e barulho da chuva no telhado, tiros e gritos horripilantes, sirene da Radiopatrulha e dos bombeiros... Não havia propagandas, nem gravações comerciais, era tudo ao vivo com artistas.

Eu disse Radiopatrulha, isso mesmo, o rádio era o meio de patrulhar a Capital Paulistana pela polícia da Guarda Civil de então. Eram viaturas aparelhadas com radiocomunicação que faziam a inteligência policial, tal qual se deu durante a Segunda Guerra Mundial na orientação das tropas em combate.

Com o progresso tecnológico das comunicações, apareceu o hobby do Radioamador, que era um passatempo sênior, desinteressado do efeito comercial, advindo da aquisição de aparelhos sofisticados existentes no mercado. Era um meio de fazer amigos internacionais ou até mesmo entre nós dos mais longínquos lugares do solo pátrio. Quem sabia uma língua estrangeira e não a praticava, se socorria do radioamador para conversarem. Entre os patriotas, havia uma ajuda mútua de Norte a Sul, de Leste a Oeste, na procura de familiares e de pessoas desaparecidas, remédios, socorro de toda ordem, e uma troca de cartões postais entre os comunicantes das ondas curtas, médias e longas produzidas pelas megahertz.

Se entendermos o rádio como o meio de audição das comunicações, todo o progresso advindo como a televisão, por exemplo, é um rádio com visualização. A Internet também é um rádio através do sistema binário de computação que se escuta, fala, visualiza, etc.

Assim sendo, o rádio não morreu e não morrerá, pois é meio de audição, até mesmo o aparelho de surdez é objeto chamado de rádio, inventado por Marconi!

Chico Luz

Cadeira 09 da ACL

CHICO LUZ
Enviado por CHICO LUZ em 06/10/2022
Reeditado em 12/10/2022
Código do texto: T7621632
Classificação de conteúdo: seguro