Nostalgia : Mortal Kombat

Na semana passada saiu o trailer do Mortal Kombat 12 ou Mortal Kombat 1, pois se trata de um soft reboot do jogo que está nos consoles há 30 anos.

Criado por Ed Boon e John Tobias, Mortal Kombat inicialmente era para ser um jogo de luta do astro Jean Claude Van Damme, mas o ator belga que era muito requisitado em Hollywood recusou o convite e os criadores que trabalhavam na Midway Studios, optaram por criar um jogo que se tornaria um grande sucesso e em 1995 ganharia um filme que hoje é amado pelos fãs.

Quem ai não se deliciava com o fliperama, Mega Drive ou o Super Nintendo, em tentar fazer os fatalities ou zerar os jogos, durante os anos 90 e 2000.

O que mais chamava a atenção dos fãs com o passar das sequencias dos primeiros jogos era o enredo de cada personagem, como do Liu Kang descendente do Grande Kung Lao, é o escolhido para ser o campeão e no MK 11, é revelado que este era destinado a ser sucessor de Raiden o protetor da Terra.

Johnny Cage é outro exemplo de personagem que evoluiu com o tempo, um ator arrogante e com o tempo amadurece e tem uma família com Sonya Blade outra personagem.

Os vilões também nos cativam como Kano que com o seu sarcasmo e humor negro foi conquistando uma legião de fãs, e Shang Tsung que a serviço do Shao Kahn toma a alma das pessoas, mas no ultimo jogo se mostrou aliado ( por interesse), mas em uma linha alternativa e mata Kronika a vilã do jogo.

Mas os personagens que conquistaram o publico foram Sub Zero e Scorpion, os ninjas da franquia.

Scorpion e Sub Zero nutriram uma rivalidade desde o primeiro jogo , que no enredo do primeiro torneio Scorpion que foi morto por Quan Chi ( disfarçado de Sub Zero), retorna dos mortos e o mata, Kuai Liang assume o lugar de Sub Zero, o seu irmão e luta no segundo torneio, Scorpion o observa e percebe que este Sub Zero não é o mesmo por poupar a vida de um adversário.

Ambos acertam as contas no Mortal Kombat X, e se tornam aliados .

O Mortal Kombat gerou também outros jogos como: Mortal Kombat : Mytologhies Sub Zero, este jogo é voltado na estória do Sub Zero original, que em uma missão para Quan Chi vai buscar o amuleto de Shinnoki, e mais tarde se alia ao Shang Tsung para lutar no Mortal Kombat. Playstation 1, Nintendo 64 e um hack para Mega Drive.

Mortal Kombat: Special Forces, tem como o protagonista o personagem Jax que vai em caça dos membros do Dragao Negro, o jogo foi muito criticado pelos gráficos e sua jogabilidade.

Saiu para o Playstation.

Mortal Kombat : Shaolin Monkeys, um beat up que mora no coração de quem é fã do MK, nesse jogo você joga com Liu Kang ou Kung Lao, e se passa durante os torneios do Mortal Kombat e do Mortal Kombat II.

O Shaolin Monkeys saiu para o Playstation 2 e Xbox 360.

Vale lembrar que o Mortal Kombat também fez um crossover com os heróis da DC Comics, no MK x DC, onde o enredo do jogo Darkseid e Shao Kahn se fundiam e formaram uma criatura chamada Dark Khan, e os lutadores do Mortal Kombat juntos com os heróis da DC como Super Homem, Batman e Mulher Maravilha tinham que detê-lo.

Na televisão o game teve uma animação em 1996 chamado os Defensores do Reino, e teve a sua exibição na TV Record e a serie Mortal Kombat: A Conquista em 1998, com o Kung Lao como protagonista, a serie passou no SBT.

No cinema o Mortal Kombat teve a versão de 1995, com o ator Christopher Lambert ( Highlander) como Raiden, e uma sequencia Mortal Kombat : Aniquilação (1997) , este ultimo um fracasso, em 2021 estreou um reboot que não agradou os fãs e que terá uma continuação para 2024.

Agora nos vídeo games, o Mortal Kombat se consagrou com personagens e grandes enredos e espero que esse Mortal Kombat 1 venha para conquistar tanto as gerações futuras como os fãs com a nostalgia.

Luis Eduardo Martins Garcia
Enviado por Luis Eduardo Martins Garcia em 22/05/2023
Código do texto: T7794406
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.