A relação entre o super herói e os nêmeses

No mundo das hqs o super herói tem o seu arqui inimigo, podemos exemplificar o Batman e sua eterna luta contra o palhaço do crime Coringa, Super Homem e Lex Luthor, Professor X e o Magneto, e Homem Aranha e Duende Verde.

O que chama mais atenção nesses noventa anos de quadrinhos no gênero super herói seja Marvel ou DC e outras editoras como a Image ou IDW ( das Tartarugas Ninjas), são os personagens nêmeses.

Mas o que são Nêmeses afinal?

Nêmeses são personagens que fazem oposição ao herói, o mais conhecido é o Bizarro, inimigo do Super Homem, teve a sua primeira aparição nas revistas do Superboy na Era de Prata, um clone defeituoso do herói kryptoniano, com poderes opostos e de aparência como o nome do vilão já sugere.

Seu criador foi Lex Luthor, mas passou por varias retcons onde a mais famosa ele veio do planeta Htrae ( Terra ao contrario), e tem a versão bizarra da Liga da Justiça.

Outro exemplo famoso está na DC, o Flash Reverso. O mais famoso é o Eobard Tawne, que tem uma rivalidade com Barry Allen, durante a saga Flashpoint Tawne se torna o principal antagonista das estórias do Flash, e isso passou para outras mídias como animação, séries e filmes.

Poucos sabem que Eobard Tawne é o segundo Flash Reverso, ou segundo Nêmesis do velocista escarlate, durante a Era de Ouro, Jay Garryck, o Flash original, teve problemas com o Rival, ou Edward Clariss, que tinha o uniforme similar ao do Flash da Era de Ouro, mas com o visual mais sombrio e dourado.

Na Marvel tivemos o Venom que surgiu como o uniforme negro do Homem Aranha nas Guerras Secretas de 1984, quatro anos depois o traje se revela um alienígena e se torna hospedeiro de Eddy Brock. Venom e Homem Aranha renderam diversas lutas e até se aliaram algumas ocasiões.

No fim do ano 2000, Hulk encontrou um adversário a altura o Hulk Vermelho.

Na época a identidade do Golias escarlate foi um mistério, até que a Marvel revelou que o General Thaddeus Thunderboldts Ross era o Hulk Vermelho, e se ofereceu como cobaia da IMA, atualmente atua como anti herói.

Durante os eventos do Reinado Sombrio, um personagem ligado ao passado do Wolverine reapareceu, Daken Akihiro, este era o filho biológico de Logan, igual ao seu pai Daken tinha poderes de cura, mas possuía quatro garras e poderia disfarçar o seu odor.

Daken fez parte dos Vingadores Sombrios de Norman Osborn com intuito de se vingar de Logan, pois este achou que seu pai havia assassinado a sua mãe.

Voltando para a DC Comics, o Lanterna Verde Hal Jordan teve como Nêmesis o seu antigo mentor o Sinestro, após se deixar corromper pelo anel do espectro amarelo e fundar a tropa dos Lanternas Amarelos, e durante a saga A Noite Mais Densa, com a Tropa dos Lanternas Negros tendo os mortos como portadores, tivemos Atrocitus como Lanterna Vermelho.

Quando Shazam ainda se chamava Capitão Marvel e pertencia a Editora Fawcett, no ano de 1945, foi criado o Adão Negro que seria o primeiro campeão do Mago Shazam.

Após disputa judiciais ambos foram para a DC, e Adão Negro e Shazam proporcionaram grandes duelos, incluindo se aliar .

Lembrando que Adão Negro já integrou a Sociedade da Justiça em algumas ocasiões, mas o seu lado mal fala mais alto.

Os Nêmeses como Flash Reverso, Adão Negro, Venom , Sinestro, deixam a trama dos quadrinhos mais intrigantes, até mesmo passamos compreender o que levam esses personagens a odiar os seus algozes, e até mesmo se tornar anti heróis em alguns casos.

Luis Eduardo Martins Garcia
Enviado por Luis Eduardo Martins Garcia em 23/06/2023
Código do texto: T7820346
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.