Series de Super Herois x HQ e suas diferenças

Durante os anos de 1950, 60 e 1980, os super heróis ganharam um grande espaço na televisão através dos seriados.

Posso citar exemplos como Zorro ( 1957), Super Homem ( 1951 – 1959) , Batman ( 1966) , Besouro Verde ( 1966),esses são alguns exemplos que fizeram sucesso durante essa época.

Nesses casos alguns heróis dotados de poderes, como eram adaptados os arcos para a televisão, sendo que os efeitos e os orçamentos eram baratos?

Vou citar o caso do Incrível Hulk ( 1977 – 1982) , onde nas hqs o cientista Bruce Banner salvou Rick Jones da explosão da bomba gama e acabou sendo atingido e se transformou no Hulk.

No seriado Bruce Banner, se transforma em David Banner um cientista que faz teste que se contamina com raios gama, e era perseguido pelo jornalista Jack McGee, e as aventuras passavam por todo Estados Unidos.

O seriado do Homem Aranha com Nicholas Raymond, fez uma adaptação simplória usando o Clarim Diario como cenário e usando o Robert Brown um dos poucos personagens da hq do Cabeça de Teia, a Tia May e o J. Jonah Jameson participa do piloto da serie.

A serie do Batman ( 1966), ignorou a cronologia dos quadrinhos que na época era sombrio e migrou para algo mais cômico e leve.

Só nos anos 80 que o Batman retorna ao tom soturno nas hqs.

Quem não se lembra da dança do Batman no ultimo capitulo?

Shazam ( 1974), teve uma sinopse que o Incrivel Hulk copiaria posteriormente, o repórter Billy Batson percorria os EUA resolvendo as injustiças do mundo ao lado do Mago.

Durante os anos 70 e 80 Shazam viajava os EUA para lutar contra os seus inimigos e era um repórter de radio.

Mulher Maravilha com a Lynda Carter ( 1975), mostra a Diana Prince como uma assessora de Steve Trevor, derrotando os vilões como amazonas desertoras, a serie influenciou as hqs como a Diana trabalhando no pentágono.

O Flash de 1990, estrelado por John Wesley Shipp mostra um seriado com mais variedade e fidelidade aos quadrinhos, mesmo com uma temporada o Flash teve vilões como o Trapaceiro ( Mark Hammill), Mestre dos Espelhos e Polux ( uma versão do Flash Reverso, mas azul), vale lembrar que a versao do Flash na serie era o Barry Allen que nos quadrinhos havia falecido, então os roteiristas pegaram os trejeitos do terceiro Flash Wally West.

Em 1988, o Superboy ganhou uma versão live action com uma fidelidade similar as hqs, mesmo com os efeitos especiais peculiares, a serie teve 4 temporadas e vilões como Metallo e o Bizarro.

Os heróis ganhariam as telas em 1989 com a adaptação do Batman estrelado por Michael Keaton, e o auge em 2008 com o Homem de Ferro estrelado por Robert Downey Jr.

Luis Eduardo Martins Garcia
Enviado por Luis Eduardo Martins Garcia em 28/06/2023
Código do texto: T7824653
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.