Tokusatsu: A Era de Ouro dos Heróis Japoneses

Os heróis japoneses sempre estiveram presentes na nossa infância desde os super sentais como Comando Estelar Flashman , Esquadrão Relâmpago Changeman , Google V, Maskman , entre outros.

Vale lembrar que a Era dos Tokusatsu se iniciou com o Godzila na década de 1950 que veio a se tornar um fenômeno mundial que gerou continuações e duelos com grandes monstros .

No ano de 1957, veio o primeiro super herói japonês o Super Gigante , no Brasil os tokusatsu como é conhecido os heróis japoneses chegou com o National Kid, em 1964.

Produzido em 1961, o super herói japonês ganhou o coração das crianças que era exibido na TV Rio e Tv Record.

No ano de 1966 veio o Ultraman, que lutava contra os Kaijus e surgiu uma grande franquia de sucesso que dura atualmente.

Em 1971, chegou a vez do Kamen Raider o motoqueiro inseto ganhar espaço, e ganhou variar temporadas , com sucesso teve grandes temporadas marcantes e filmes como o Kamen Raider Shin (1992) e Kamen Rider: Black Sun ( 2022), uma espécie de continuação do Kamen Rider Black e Kamen Rider Black Rx ( 1987 -1988) , algumas temporadas do Black Kamen Rider estão na Amazon Prime.

Para quem assistiu a Tv Manchete deve se lembrar de Lion Man produzido no ano de 1973, contava a história do samurai que ao usa um jato propulsor se transformava em um leao ágil e protegia um vilarejo do Japão, no século XVIII.

Nos anos 80 tivemos o boom dos Metal Hero, como Jaspion de 1986, que fez um grande sucesso.

Sem contar que os canais como a Bandeirantes exibiu Machine Man ( 1983), em 1990 para competir com a Manchete .

Machine Man era tido como uma espécie de como o Super Homem japonês, até pelo criador da série utilizar o enredo de um estudante alienígena vir para a Terra estudar os humanos.

Outras séries foram Metalder, também exibido pela Bandeirantes e Sharivan .

A TV Globo passou a série Bicrossers no ano de 1991, na Sessão Aventura para bater de frente com a Manchete, Bicrossers era dois irmãos que receberam poderes de uma nave chamada Bicrosser.A mesma emissora exibiu Gavan o Detetive Espacial, produzido em 1982, e exibido em 1991, sendo o sucessor de Sharivan.

No ano anterior a Globo exibiu Shaider, o policial do espaço produzido no ano de 1985.

Mas essas emissoras não conseguiram alcançar o patamar da Manchete de exibição de seriados tokusatsu.

Os grandes carros chefes da Manchete além do Jaspion foram Jiraya ( 1988), com a famosa espada olímpica ( pois se tratava do ano das Olimpiadas de Seoul na tradução portuguesa br), Jiban , que era o policial do futuro ou conhecido como o Robocop do Japão.

O Cybercops que tinha efeitos especiais avançados para a época ( 1988), e com enredo de qualidade foi muito elogiado, e chegou a ser cogitado uma versão brasileira em 1994, mas não concretizado.

Em 1990, o Esquadrão Winspector foi produzido e chegou no Brasil em 1994 e foi um grande sucesso de publico e teve uma continuação com Solbrain.

Com a chegada dos Power Rangers no ano de 1994 e a falência da Rede Manchete, os Tokusatsu nunca foram esquecidos, ainda os vemos nas plataformas, brinquedos, games e até nas camisetas.

Para os grandes fãs eles fazem parte da tapeçaria da nossa memória, pois conheço amigos e conhecidos que exibem Jaspion, Maskman até Nacional Kid para os seus filhos e netos, como uma tradição.

Luis Eduardo Martins Garcia
Enviado por Luis Eduardo Martins Garcia em 11/08/2023
Código do texto: T7858878
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.