Expressionismo Alemão e sua influencia no cinema

O Expressionismo surgiu na Alemanha como um resultado antes da Primeira Guerra Mundial, vemos a suas influencias nos principais setores da artes como: Pintura, esculturas, arquiteturas e no cinema.

O movimento dessa arte remonta um pouco do gótico, distorções e um toque de sobrenatural, na sétima arte vimos a grande influencia de algumas obras no gênero do terror e ficção cientifica.

Um dos primeiros filmes foi Der Student von Prag ( O Estudante de Praga) de 1913, estrelado por Paul Weigner, conhecido por estrelar outras produções. O Estudante de Praga foi o pioneiro a colocar o efeito doppelgangger ( o mesmo ator exercer dois personagens), o filme seria refeito em 1926.

Um dos grandes sucessos foi O Gabinete do Doutor Caligari ( 1921), com estéticas distorcidas e cenário gótico.

O enredo que se passa num hospício trata de Francis e Dr. Caligari, onde há um desenrolar entre os personagens e um grande plot twist.

O Golem de 1920, onde em um vilarejo de judeus um ancião constrói um Golem para proteger o seu povo , mas a criatura se revolta contra o seu criador.

A Morte Cansada de 1921, dirigido por Fritz Lang fala sobre a Morte que da três chances a uma mulher para salvar o seu namorado.

Nosferatu de 1922, dirigido por FW Murnau é uma adaptação do Drácula de Bram Stocker , que abriu portas para o grande diretor.

Em 1927, Fritz Lang mostrou o seu grande sucesso Metropólis como a pioneira da Ficção Cientifica.

Grandes gêneros surgiram da influencia do expressionismo alemão como: Filmes Noir e terror e grandes nomes como Otto Preminger, Billy Wilder Fritz Lang e Alfred Hitchcock foram os diretores que tem o expressionismo alemão como referencias em seus filmes.

Luis Eduardo Martins Garcia
Enviado por Luis Eduardo Martins Garcia em 29/09/2023
Código do texto: T7897234
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.