Doe semente e plante uma árvore

Sumário

1.Introdução

2.Objetivo

2.1 Objetivo geral

2.2 Objetivo específico

3.Produção das Mudas no Viveiro Municipal

4.Áreas de preservação permanente

5.Doação para a comunidade

1. Introdução

O Viveiro Municipal de Gurupi produz mudas nativas, exóticas, ornamentais e medicinais para atender as demandas de projetos de Recuperação Florestal, jardinagens e paisagismo nos órgãos públicos, praças e vias de acesso da cidade. O trabalho é desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Gurupi através da Secretaria de Infra – Estrutura, conta com uma estrutura que tem capacidade de produzir mais de 120 mil mudas anuais. Para o prefeito de Gurupi Alexandre Tadeu Abdalla “isso irá garantir um Estado verde para as futuras gerações”.

2. Objetivo

2.1 Objetivo geral

Oferecer um ambiente saudável com jardins adequados, buscando meios de conscientizar a população através da doação de mudas, panfletos, cartilhas. O simples ato de plantar uma árvore é uma das formas de atuar em defesa da preservação da temperatura do planeta. Mas a verdade é que, além do aquecimento global, existem inúmeros danos ambientais que o ser humano tem causado à natureza.

2.2 Objetivo específico

• Arrecadar sementes para posterior produção de mudas;

• Doar mudas acompanhadas da orientação de plantio;

• Conscientizar a população da importância de se preservar a natureza através de folder, panfletos e doação de mudas;

• Recuperar o meio ambiente, que foi destruído pelo processo de desenvolvimento desorganizado.

3. Produção das Mudas no Viveiro Municipal

A primeira etapa do processo é a coleta e o tratamento de sementes dos fragmentos da floresta, no bioma mata e cerrado nas proximidades de Gurupi. As frutas de uma variedade de espécie são selecionadas manualmente passando por uma triagem para a remoção de sementes. As sementes são tratadas para quebrar a dormência, como por exemplo a escarificação das sementes da faveira (Schizolobium parahyba), as quais são em seguida embebidas em água fria por um ou dois dias. As sementes são plantadas em canteiros de areia e logo após a germinação que varia de 7 a 40 dias são transplantados para sacos plástico com substrato de composto bovino, terra preta, composto de soja, pó de serragem e casca de arroz. Esta forma de plantio garante o controle das condições de crescimento dos brotos, incluindo a irrigação duas vezes por dia. Em alguns casos, quando a semente precisar de melhores cuidados a fim de processar a germinação, as sementes são plantadas no viveiro de germinação, antes de serem transplantadas para os sacos plásticos.

As mudas permanecem dentro do viveiro com sombrite 50% de luminosidade por até 2 meses, o que contribui para o índice de sobrevivência das mudas. Com seis meses após o plantio a maioria das mudas já podem ser transplantadas para o local definitivo.

4. Áreas de preservação permanente

O programa Mata Ciliar do município de Gurupi tem como meta o plantio de 500 mil mudas de árvores nativas às margens de córregos, rios, ribeirões, represas e mananciais de abastecimento. “Com ações de plantio, semeadura e abandono do solo e ainda instalação de cercas visamos à recomposição da cobertura florestal e melhoria na qualidade da água utilizada para consumo dos Gurupienses,” disse a Secretária de Infra – Estrutura Edilene Santos Andrade.

O Código Florestal Brasileiro (Lei Federal n° 4.771/1965) também define as APP’s “Áreas de Preservação Permanente”, que “tem função ambiental de preservar os recursos hídricos, a paisagem, a estabilidade geológica, a biodiversidade, o fluxo gênico de fauna e flora, proteger o solo e assegurar o bem-estar das populações humanas”.

5. Doação para a comunidade

Todo cidadão representando pessoa física ou jurídica poderá participar do projeto, basta levar sementes sadias e livres de patógenos, sendo nativas ou paisagísticas adaptadas a nossa região. A quantidade de plantas doadas pelo município dependerá da quantidades de sementes doadas para o viveiro pelo interessado pelas mudas. Sendo que as sementes doadas para o viveiro deverão representar no mínimo 30% a mais que as mudas doadas para o beneficiário. As instruções com o preparo da terra, coveamento, coleta de sementes e produção de mudas ficarão disponíveis no Viveiro Municipal de Gurupi através de panfletos.

A Lei Federal n° 9605/ 1998, conhecida como Lei da Vida, traz:

Art. 49. Destruir, danificar, lesar ou maltratar, por qualquer modo ou meio, plantas de ornamentação de logradouros públicos ou em propriedade privada alheia:

Pena - detenção, de três meses a um ano, ou multa, ou ambas as penas cumulativamente.

Parágrafo único. No crime culposo, a pena é de um a seis meses, ou multa.

Autora do projeto Marilene Alves Ramos Dias

Escrito em 16- 10- 2008

Att.

Marilene Ramos

Coordenadora da Coleta seletiva em Gurupi - TO.

Fone: (63)9986-6678

Email: maridiasgpi@hotmail.com

Leia textos de Marilene Ramos no Recanto das Letras

Marilene Ramos
Enviado por Marilene Ramos em 24/07/2009
Código do texto: T1716693
Classificação de conteúdo: seguro