O que são os Buracos Brancos?

Muitas pessoas, acho que a maioria, já ouviram falar em buracos negros. Mas creio que poucas sabem do que se tratam. Se buracos negros já são difíceis de serem entendidos por algumas pessoas, o que dizer sobre os buracos brancos?

Vamos primeiramente falar sobre o que vem a ser um buraco negro.

De acordo com a Relatividade Geral de Albert Einstein, a densidade da matéria existente no universo curva o tecido espaço-tempo. Em outras palavras: devido ao peso de seus corpos, planetas, estrelas e outros objetos curvam o espaço. Um buraco negro é um objeto cuja densidade é tão grande que o espaço a sua volta é curvado de uma forma que a gravidade nessa região é extremamente gigantesca. Para se ter uma idéia, a gravidade é tão forte que nem mesmo a luz, que percorre uma velocidade de 300.000 km/s, consegue escapar do buraco negro.

Existem dois tipos de buracos negros, os estelares e os super-massivos. Mas esse não é um artigo exclusivo dos buracos negros. Vamos então ao que interessa.

A curvatura do espaço-tempo permite a existência do chamado buraco de minhoca, ou buraco de verme (whormhole). O buraco de minhoca nada mais é do que uma espécie de atalho que liga um ponto do universo a outro ponto mais distante. O buraco de minhoca pode, até mesmo, ligar universos paralelos. Embora nunca tenhamos visto um buraco de minhoca, alguns acreditam que eles estão no interior de um buraco negro.

Os buracos brancos são extensões dos já citados buracos negros. Um buraco branco seria o inverso de um negro, ou seja: enquanto nada pode sair do buraco negro, nada pode entrar num buraco branco. Dessa maneira, matéria seria criada no buraco branco (isso nos conduz ao início do universo que poderia ter surgido devido ao buraco branco).

Em um lado do buraco de minhoca existe um buraco negro, do outro um buraco branco. Mas nada disso é comprovado, é apenas matematicamente possivel a existência desses astros.

O certo é que buracos brancos desconectados de buracos negros parecem não podem existir, visto que isso iria contra as leis da termodinâmica.

visitem meu blog: www.naturezamatematica.blogspot.com

Jonathan Quartuccio
Enviado por Jonathan Quartuccio em 01/02/2011
Reeditado em 01/02/2011
Código do texto: T2765378