O HOMEM QUE APRENDEU A LER A LER ENQUANTO INVENTAVA A LOCOMOTIVA

"O homem de

cabeça livre

e corpo livre

é um vencedor" (Kalena)

Esta é uma história verdadeira.

Jorge Sthephenson foi um menino muito pobre. Morava com a família em uma casa pequena , numa aldeia da Inglaterra. A cabanaque habitava tinha un só cômodo onde dormiam as oito pessoas da casa. Além disso, servia também de sala , cozinha e despensa.

Naquela época o ensino não era obrigatório, ejorge não foi mandado à escola. Quando cresceu , passou a guardar vacas e depois , empregou-se na mina de carvão que ficava perto de sua casa e onde o seu pai trabalhava . Nesse tempo j´existia a máquina a vapor,se bem que muito imperfeita. Jorge observava o funcionamento da que existia nas minas, mas não estava a par dos estudos que outros homens faziam para o seu aperfeiçoamento , pois nem seqqquer sabia ler. Começando a idear a sua futura locomotiva , matriculou-se numa escola noturna, para aprender as primeiras letras.

Enquanto outros moços desperdiçavam o seu tempo , ele trabalhava no seu invento e consertava botas , nas horas vagas para ganhar a vida . muitas coisas aconteceram a a Jorge Stenphenson , suficientes para desencorajá-lo, mas ele em nenhum momento deixou se abater. Pouco tempo depois de casado , perdeu a mulher e tinha de sustentar 3 filhos e o pai que ficara cego. Nunca deixou de trabalhar . Conswguindo um bom emprego numa mina da carvão , logo ganhou a confiança dos patrões ao mostrar sua habilidade em lidar com máquinas a vapor. A primeira locomotiva que construiu , funcionou dentro de uma mina , levando o carvão de onde era extrapido para a superf[icie. ]][

Para construir a primeira a estrada de ferro , Jorge Sthephenson teve de lutar com muitos preconceitos. Dizia-se que as locomotivas explodiriam, reduzindo os passageiros a pedaços, e que sua fumaça envenenaria os animais dos lugares percorridos pelos pelo trem. A primeira locomotiva foi desenvolvida à velocidade de 48, km por hora e , e foi chamada de "O FOGUETE"! Das máquinas inventadas até então, a sua conquistou o primeiro prêmio. Sthephenson teve a satisfação , em sua vida, de ver o filho formado engenheiro ferroviário, o primeiro do mundo. Juntos realizaram grandes estudos de aperfeiçoamento , aperfeiçoando as estradas de ferro. Viajar num trem, nessa época. era uma façanha. Hoje, graças as autromotrizes , os trens confortáveis e luxuosos desenvolvem grandes velocidades. STHEPHENSON e seu filho Toberto , ligados à invençõe da locomotiva, constituem exemplos de trabalho, inteligência e dedicação, a serviço da humanidade.

Jeorge Sthephenson fi o homem que aprendeu a ler enquanto inventava a locomotiva.

MAQUINA A VAPOR : a máquina a vapor aproveita a força de expansão que tem o vapor dágua: a água é aquecida em caldeira e a força do vapor é aproveitada para acionar máquinas ; há máquinas fixas e outras que se locomovem, isto é as locomotivas.

AUTOMOTRIzES: trens que não são movidos à eletricidade.

**************************************

Nas Profundezas da Terra

Houve uma época

Há anos e anos atrás

Florestas verdes cobriam o Globo

O chão era todo um bejo

Tempestades e furcões

Abateram essas florestas

Terremotos e erupções vulcãnicas

Mudaram a crosta terráquea

As massas de florestas

Foram sepultadas e em séculos

Transformaram-se em ...

CARVÃO...

Kalena . Fev2011.

Texto e poema em construção.

kalena
Enviado por kalena em 17/02/2011
Reeditado em 18/02/2011
Código do texto: T2798643
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.