PORQUE A BÚSSOLA APONTA PARA O NORTE

A bússola aponta para o norte porque o norte é um imã (possui magnetismo) e a agulha da bússola é de metal magnetizado. A tendência dos metais que podem ser magnetizados, como o ferro e outros, depois de magnetizados, é alinhar-se com um imã maior. A experiência pode ser feita utilizando-se um ímã e alguns clipes. Ao aproximar-se o grande imã do primeiro clipes, sua ponta liga-se ao imã e o segundo liga a ponta a traseira do primeiro, assim consecutivamente. Afastando-se a corrente de clipes do imã, o primeiro clipes ligado a corrente continuará com sua ponta seguindo a trajetória do ímã.

No caso da bússola, a agulha magnetizada (como podemos magnetizar qualquer agulha passando o imã de baixo para cima) sempre se alinhará pelo norte, pois a terra produz magnetismo nessa região tornando-a um grande imã. Os metais que podem ser magnetizados possuem pequenos imãs, mas eles estão arranjados desordenadamente, por isto o metal não se alinha ao norte. Quando se passa o imã numa mesma direção sobre o metal, ele ordena os pequenos imãs e eles passam a se alinhar por imã e pelo norte.

Utilizando um imã, uma agulha de costura, uma lâmina de papel alumínio e uma pequena bacia com água, magnetiza-se a agulha com movimentos na mesma direção, pondo-a dentro do barquinho de papel laminado sobre a água e, após a água parar, observa-se que o barquinho virará em direção ao norte, repetindo isto quantas vezes for mudado de posição. Se passar-se um imã perto dele, ele se alinha com esse imã, mas volta a orientar-se pelo norte quando afastar-se o imã.

Baseado em O mundo de Beakman, 1992 - http://www.youtube.com/watch?v=VUFAAc_y5bc&feature=related

Wilson do Amaral