NA ERA DIGITAL

Uma das grandes revistas de circulação semanal do país tem trazido reportagens esclarecedoras sobre esse grande mistério que é o mundo digital. A revolução mundial instaurada pelo uso da internet nos obriga a estar atentos à grande quantidade de termos com que nos deparamos todos os dias, e essas reportagens vêm esclarecer muitas dúvidas a respeito daquilo que já conhecemos e nos trazer novidades inimagináveis até há bem pouco tempo. Vejamos: você sabe a diferença entre telefone celular, tablet e smartphone? E entre computador de mesa, notebook, iPod e iPad? Isso pode ser muito fácil para nossos filhos e netos, que já nascem praticamente usando esses aparelhinhos, e acredito que até para adultos mais ligados (ou plugados?) nessas terminologias, muitas até ainda sem tradução para o português. Mas continua sendo um quebra-cabeça para a maioria.

Na semana passada fui trocar meu celular por um que tivesse mais espaço, mais memória, enfim, que fosse mais atualizado. Chegando à loja me deparei com um mundo de smartphones (telefones inteligentes, isto é, que possuem computador de mão integrado), tablets (computador portátil geralmente usado para leitura, acesso à internet, jogos, cujo nome vem de tablet, termo inglês que significa “tábua para escrever”). Alguns tablets já vêm também com celular, como o Samsung Galaxy. Passei ainda pelo iPad, dispositivo em formato de tablet, entre o MacBook e o iPhone. Sem falar no iPod, reprodutor de som criado pela Apple em 2006 e que vem sendo atualizado desde então através das versões iPod Shuffle, Nano, Toutch, que permitem gravar horas a fio de músicas, já vêm com câmaras fotográficas de alta definição, conexão Wi-Fi e Bluetooth 4.0.

Saí de lá super confusa, pois o que eu queria era apenas um telefone que tivesse o sistema operacional Android, que me permitisse acessar o WattsApp (aplicativo de mensagens instantâneas para smartphones que também permite enviar imagens e vídeos). O que eu já possuía tinha espaço insuficiente para a minha necessidade, o que me obrigava a deletar constantemente o conteúdo recebido. Resolvi procurar ajuda de alguém realmente conhecedor do assunto e hoje estou aqui com um aparelho celular D3 com dois chips, câmara de 8 MP e câmara frontal de 1,2 MP, sistema Android 4.1, Wi-Fi, Bluetooth, GPS... Gente, é tanta coisa que vou passar alguns dias para descobrir todos os seus segredos e utilidades!

Vale alertar àqueles que, como eu, não têm muito conhecimento sobre o assunto para não comprar gato por lebre, isto é, com tanta inovação, é preciso atenção para não cair na conversa de algum vendedor astuto que queira lhe passar algum aparelho já desatualizado. Os smartphones, por exemplo, devem ter memória ROM (aquela que já vem de fábrica e não pode ser alterada) superior a 1 GB. O espaço de armazenamento também é importante para quem gosta de guardar programas e arquivos.

Ah, não poderia terminar este artigo sem dar essa boa notícia aos que procuram alguém para compartilhar suas emoções: foi lançado nos Estados Unidos um aplicativo para iPhone e Android chamado Tinder. Essa novidade já chegou ao Brasil , mas os interessados precisam ter uma conta no Facebook. Boa sorte!