LEITURAS MULTIMODAIS: A IMERSÃO DO ALUNO NO OBJETO DE APRENDIZAGEM BLOG

Projeto ProAGRUPAR, Tâmara Lyz Milhomem de OLIVEIRA, especialista.

Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia, Picos, tamaramilhomem2@hotmail.com

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RESUMO

Esse trabalho apresentará parcialmente os resultados da pesquisa intitulada Leituras multimodais: a imersão do aluno no objeto de aprendizagem blog. Cujo objetivo é analisar as contribuições do uso do blog como objeto de ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa para os alunos do Ensino Médio Integrado ao Técnico em Desenvolvimento de Software, que iniciaram seu curso no ano de 2012 no Instituto Federal de Educação Ciências e Tecnologia do Piauí - Campus Picos. Na realização desta investigação foram envolvidas duas modalidades de pesquisa, a pesquisa bibliográfica e a pesquisa-ação, meio que tornou viável o envolvimento da pesquisadora com os sujeitos da pesquisa. Durante essa última etapa da investigação observou-se a relação dos discentes com o espaço virtual anterior a implantação do projeto, após esse resultado verificaremos qual será o envolvimento do aluno com o objeto de aprendizagem utilizado. Posteriormente serão apurados quais os efeitos que essa iniciativa implicará no desenvolvimento do letramento digital do aluno, em seu contato com textos e tempo de leitura. Assim traçamos quadros comparativos de todas as etapas da pesquisa e poderemos confrontar os diversos comportamentos do sujeito pesquisado, chegando a um resultado mais preciso.

Palavras-chave: multimodalidade, hipertexto, ensino.

1 INTRODUÇÃO

Esta pesquisa foi iniciada com estudos a cerca do hipertexto, percorremos sua história desde sua utilização na Idade Média até a contemporânea apresentação virtual que possui hoje. Assim foi possível ter ciência de formatos hipertextuais off-line, como também daqueles que estão presentes em rede constituindo emaranhados de informações. Buscamos nesta etapa estudos de Aquino (2009) e Xavier (2009) que nortearam teoricamente esta pesquisa para o trato com o hipertexto. Logo depois, foram exploradas investigações de Goulart (2007) e Cruciani (2011) que trataram sobre a interação da educação com a tecnologia do hipertexto virtual. A partir desses estudos foi construído um olhar científico e iniciada a pesquisa-ação, momento no qual o perfil dos alunos foi traçado e sua interação com a rede foi avaliada. Após essa etapa a investigação permanece em desenvolvimento com a finalidade de perceber (hipótese) se a exposição via suporte virtual de textos relacionados aos assuntos tratados em sala, incentiva o aluno a realizar leituras fora do horário da aula. Nesta pesquisa objetiva-se também verificar quais os efeitos multimodais (som, animação, deslinearidade) podem ser associados a materiais relacionados ao ensino da língua materna, bem como observar a apropriação dos discentes a esse objeto de aprendizagem que permite diversas significações e formatos. Por fim pretende-se analisar a influência desse objeto na escrita e leitura dos alunos que lhe utilizarão.

2 METODOLOGIA

O trabalho envolve duas modalidades de pesquisa, a bibliográfica e a pesquisa-ação. A primeira enveredou pelos meandros dos hipertextos, delimitando o olhar para os textos virtuais alocados em blog. A investigação bibliográfica teve continuidade no encontro com estudos que versaram sobre a usabilidade web e o envolvimento das TIC na educação. Posteriormente deu-se início a pesquisa-ação, com aplicação de questionário que abordou, dentre outras questões, a realização e a qualidade do acesso ao texto virtual pelo público envolvido na pesquisa. Em seguida, foi criado um blog que vem sendo alimentado com postagens relacionadas à disciplina de Língua Portuguesa (textos, imagens, vídeos, músicas). A pesquisa terá continuidade verificando a interação do aluno com o blog, e com seu prosseguimento será possível a criação de conteúdos da referida página pelos mesmos. Os impactos da aplicação deste recurso educacional serão verificados a partir de aplicação de questionários e análise da qualidade do material produzido pelos alunos participantes dessa investigação.

3 DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA

É notável a afinidade que os alunos de Ensino Médio possuem com a rede Word Wilde Web, são muitas horas dedicadas à leitura na tela relacionadas a diversos conteúdos que em geral não estão em consonância com aqueles ministrados na sala de aula. Se o objetivo do trabalho com a língua materna nas instituições de ensino é desenvolver leitores e usuários competentes da língua, é importante que olhemos para esse espaço de constante manejo comunicativo. Essa é a proposta desse trabalho, verificar quão o aluno está envolvido com o hipertexto virtual e trazer este ambiente para a educação, transformando-o em objeto de aprendizagem de Língua Portuguesa. Para realizar tal intento a pesquisa hora realizada direcionou-se para o conhecimento do hipertexto e todas as suas especificidades, descobrimos que este gênero não é exatamente uma novidade, ele remonta a Idade Média, em textos chamados de marginalia (anotações em cadernos constantemente consultadas e aprimoradas) que constituíam parte de alguns escritos da época. Na continuidade destes estudos foram encontrados alguns autores que descreveram suas especificidades à medida que o distinguiram dos textos impressos. É o exemplo de Xavier (2009) que trata da ubiqüidade, não linearidade e multisemiose hipertextuais, características que permitem a esse gênero/formato textual diversos tratamentos com os signos. Nele é possível misturar linguagens, dinamizá-las, animá-las, bem como disponibilizá-las às escolhas do leitor.

Tendo consciência dos seus diferenciais, foram mapeadas características da relação entre o público investigado e o hipertexto. Descobrimos que dentre os alunos que fazem parte da pesquisa apenas 3% não possuem acesso à internet, 40% dos alunos acessam a internet em casa, e a qualidade deste acesso é considerada boa para uma maioria de 46%. Confirmamos a grande frequência do acesso, pois 43% do público visita a rede todos os dias da semana, com uma média de permanência de 2 horas por dia. Os endereços mais acessados são os das redes sociais com uma porcentagem de 37%. Os dados citados confirmaram as suposições relacionadas à frequencia de acesso e teor dos endereços visitados pelo público ao qual se direciona essa investigação, em vista disso a investigação seguiu com a criação de um ambiente que contemplasse tal interesse pelos conteúdos da rede: foi elaborado e disponibilizado um blog (www.boxtextual.blogspot.com) direcionado ao público analisado. A página se transformou em um banco de dados multimodal, lá estão textos, links, materiais complementares e constituintes do currículo dos navegadores ao qual a página se direciona.

4 CONSIDERAÇÕES FINAIS

Temos no ensino básico um quadro de alunos com extrema afinidade com a internet, um público que, em parte, acompanhou o nascimento e evolução desta. Esse fato reverbera no interesse dos discentes por este objeto, o empenho e atenção que dedicam à rede dificilmente corresponde ao depositado na escola, que em muitos casos, vem se arrastando dentro de um quadro de alunos de pouca leitura e escrita. Diante dessa realidade é implantada nesse estudo a inserção do hipertexto, tão visitado pelos alunos, no ensino de língua materna, ação que permite o uso de textos multisemióticos, atribui novas leituras e interpretação de diferentes signos ao ambiente de ensino/aprendizagem. Nessa pesquisa o suporte utilizado para o contato com o hipertexto virtual foi o blog, neste espaço o aluno é exposto a práticas de leituras virtuais e desenvolve seu letramento digital. Depois da criação deste espaço, e utilização do mesmo pelos indivíduos observados, o experimento seguirá com a produção de conteúdos multimodais pelos discentes, sua análise e posterior postagem no endereço virtual citado. Assim, o público observado construirá textos ao mesmo tempo em que realizará a divulgação de suas produções, tanto na comunidade escolar, na qual estão inseridos, como para todos aqueles que venham a acessar a página. Após a conclusão dessa experiência serão analisados seus efeitos observando o material produzido pelos discentes e a percepção destes em relação ao uso do objeto de aprendizagem hora tratado.

REFERÊNCIAS

AQUINO, Maria Clara. Um resgate histórico do hipertexto: o desvio da escrita hipertextual provocado pelo advento da Web e o retorno aos preceitos iniciais através de novos suportes. Disponível em: http://www.bocc.ubi.pt/~bocc/_listas/tematica.php3?codt=14 Acesso 05 Jul. 2009

CRUCIANI, Juliana Menezes. A produção de blogs dentro e fora da escola sob a lente analítica das identidades e dos gêneros discursivos. 2011. Dissertação (Mestrado em Linguística). Universidade Estadual de Campinas. Campinas, SP, 2011.

GOULART, Cecília. Letramento e novas práticas tecnológicas: questões para a prática pedagógica. In: COSCARELLI, C. & RIBEIRO, A. E. (orgs). Letramento digital: aspectos sociais e possibilidades pedagógicas. 2 ed. Belo Horizonte: Ceale; Autêntica, 2007.

XAVIER, Antonio Carlos. A era do hipertexto: linguagem e tecnologia. Recife: Ed. Universitária da UFPE, 2009.

AGRADECIMENTOS

Agradecemos ao programa ProAGRUPAR por possibilitar a realização desta pesquisa.