A REDE ?


Se oriente rapaz/ pela constelação do cruzeiro do sul/Seoriente rapaz/ pela constatação de que a aranha vivedo que tece / vê se não se esquece (...).
(Gilberto Gil, Oriente)

O significado de rede remete ao vocábulo latino rete e tem na atualidade significados diversos. Em um deles, pode ser o tecido de malha com aberturas regulares. É feita pelo entrelaçamento de fibras que são ligadas por nós ou entrelaçadas nos pontos de cruzamento. As redes podem ser feitas de algodão, raiom, náilon ou outras fibras e sua utilidade consiste, apreender, reteruma presa. Rede também significa no Brasil um pedaço de pano amarrado por cordas nas extremidades e presa a um suporte onde a pessoa utiliza para fins de relaxamento e descanso. Em trecho da primeira carta escrita no Brasil,de autoria do escrivão oficial da expedição de Pedro Álvares Cabral,Pero Vaz de Caminha(1450-1500), ele informa aorei sobre as terras recém-conquistadas,ressaltando o hábito indígena de dormir em redes: “Eram de madeira, e das ilhargas de tábuas, e cobertas de palha, de razoável altura; e todas de um só espaço, sem repartição alguma, tinham de dentro muitos esteios; e de esteio a esteio uma rede atada com cabos em cada esteio, altas, em que dormiam. [...]” •.

Outro significado de Rede significa agrupamento de pessoas, instituições e organismos que estabelecem comunicações entre si. Podetambém significar redes de vasos comunicantes; sistemas interligados de rodovias, ferrovias, de cabos de eletricidade, fibra ótica, redes teóricas, partidárias; enfim tudo que se interligue e estabeleça comunicação entre si pode ser denominado genericamente de rede. Numa definição mais técnica, rede é um conjunto de nodos lidados por muitos caminhos, ou um conjunto de vértices interconectadas por muitas arestas.

Para Bruno Latour, em seu livro "Jamais fomos Modernos" a “modernidade” pode ser compreendida como redes de produção de “híbridos”que mistura natureza e cultura, redes que interligam técnica e estratégia científica e industrial. O mundo para Latour pode ser visto como um emaranhado de “redes” por onde perpassam os paradigmas “objetivista”, “sociologizante” e “semiótico” e por não ser somentede natureza objetiva, social ou discursiva, são ao mesmo tempo reais, coletivas e discursivas.

Definimos rede social de informação como uma rede social, ou seja, um conjunto de pessoas, com algum padrão de contatos ou interações, entre as quais se estabelecem diversos tipos de relações nas quais circulam diversos fluxos de informação.
Labareda
Enviado por Labareda em 07/06/2015
Reeditado em 09/06/2015
Código do texto: T5268796
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.