Laços informacionais

(Publicado no blog Polymath Sirius_ASociety)

Laços informacionais

Por Álvaro Vinícius de Souza Silva

Agosto de 2015

É preciso, às vezes, entender o laço entre as informações diárias, tentando rastrear a constituição temática de cada uma e o modo pelo qual se exteriorizam para o público em geral. Por esse ínsito dever, abstém-se naturalmente da possibilidade de discuti-las como meras representações estacionárias ou como asserções que possuem algum respaldo de certeza ilibada, a qual tenderia a se encerrar em bases teóricas supostamente fundamentais.

No mundo contemporâneo, quando os diferentes veículos de informação obtêm êxitos comunicativos em um arranjo multifacetado de interpretação, o fluxo semântico entre as informações afasta a simplória ideia de uma conexão linear e segmentada entre as informações e aproxima-se da ideia geral de laço informacional, uma espécie de entrelaçamento auto-organizativo. Nessa perspectiva, seria difícil realizar a dissociação radical entre o sentido atribuído às informações e a exposição objetiva da informação. Enquanto a objetividade realiza o endereçamento técnico-estrutural, ao ponderar as principais relações entre os elementos de uma notícia, um conjunto de forças de interesse pessoal, de ordem corporativa e de matiz ideológico estabelece um sentido ou ênfase em determinados assuntos, articulando-os sob um corpus logicum de interpretação. Portanto, a pretensa imparcialidade dos meios de comunicação não indefere os seus meios de interpretação. Aliás, são esses meios que categorizam as informações pelo senso de objetividade e formatam-nas pelo censor da parcialidade.

Álvaro Vinícius de Souza Silva
Enviado por Álvaro Vinícius de Souza Silva em 09/10/2015
Reeditado em 09/10/2015
Código do texto: T5408935
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.