O TECNO HOMEM COMO SUPERHOMEM

Em breve seremos imortais. Vivemos numa era tão digitalizada que dentro em breve o homem será imortal. Os avanços científicos nos incutam para esse milagre. A morte que era o maior impasse será ultrapassada. A imortalidade é o ápice que o homem pretende alcançar. A morte que para a humanidade era temida não será mais temida. O cérebro, a consciência, a memoria que segundo alguns neurocientistas é a alma do homem, aquilo que faz o homem ser humano, caracterizando a sua humanidade. Será conectado as máquinas de computação. Como na animação japonesa ‘GhostIn Shell’ em que a personagem de nome Major, que é uma cibernética, um ser humano que ressuscitou enquanto já era uma maquina de espionagem, arma de matar. O corpo será nada. Como Descartes bem disse, ‘Penso logo existo’. A existência do homem não será mais corpórea. Mas a mente. O cérebro será o cerne da sua existência. Cerne que será‘uploada’ àsmáquinas tecnológicas.

Tudo estará interligado as máquinas e os homens. A internet estará ligada ao cérebro. A memoria que e’ o banco de dados de tudo que experimentámos, vivenciámos, o armazenamento de tudo que fomos, será visualizado como uma película, uma secção derepresentação por imagens.

Tudo digitalizado. A linguagem, não será a famosa linguagem por meio da escrita ou fala. Serámais que isso, telepatia,será a nossa rede sem fio, nosso wife ou melhor wireless que nos faráinteragir a quilómetros de distância sem necessidade de um factor mediador.

Com a evolução ou progresso do mundo tecnológico, o homem cria seres artificias, os tais ditos inteligências artificiais. Os cérebros que até então auxiliam no contorno dos problemas que o homem passa. São esses IAs que dia-após-dia são perfeiçoados, de modo a atingir, o estado pleno, o estado de ser seres conscientes, seres dotados de inteligências.Como afirma a bíblia: o homem foi criado a maneira de Deus, Deus é o seu criador. O que também leva o homem, a criar, a inventar. Então, se o homem cria, é também um deus.Dizem os tecnólogos da informática, da robótica que com esse desenvolvimento de IAs ganharem autoconsciência, corre-se o risco de criar-se leis, leis para IAs, leis que facilite a convivência deles com os seres humanos; dizem também que corre-se o risco deles revoltar-se contra os homens.

Existem teorias que sustentam que estamos a viver num simulacro, na linguagem de informática dir-se-ia, software. Vivemos num software, num mundo em que não somos nós mesmos, em que somos substituídos pelo que não somos, vivemos uma experiencia ante da realidade, como salienta Platão, que o mundo em que estamos é uma cópia do mundo original, essencial daquilo que verdadeiramente somos no mundo supra-sensível. Profetizou Platão, e no sentido pejorativo, estamos a viver, dentro desse mundo em que não somos nada do que verdadeiramente somos, é só observar a maneira como usamos as redes sociais, a maneira como passamos, mantemos mais tempo no mundo virtual, a maneira como passamos tempo nas distracções.

Os tecnólogos afirmam que com a evolução tecnológica, computacional haverá uma espécie de software em que as pessoas poderão estar conectadas, onde elas poderão ter liberdade de fazer tudo o que puder.Como o que acontece com a série ‘WESTWORLD’ onde homens de posse, magnatas vão àWestWorld:WestWorld que é um mundo criado, com uma vida criada, de tudo o que existe nele, desde as pessoas, que são uns robôs especiais com todas as características humanas; desde a sua parte interna biológica, assim como externa, vivendo uma vida monótona; e também com animais criados.

Eis o super-homem que Nietzsche profetizou. O homem com poder de criar, homem que cria superando a si mesmo.O homem mortal que se imortaliza naquilo que cria.

Marllon Neves Langa
Enviado por Marllon Neves Langa em 14/09/2019
Código do texto: T6744914
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.