Israel e sua Tecnologia

Em termos de agricultura irrigada, o município de Petrolândia, às margens do rio São Francisco, em Pernambuco, foi o pioneiro. Ainda no governo do Presidente Getúlio Vargas, seu ministro da agricultura, Apolônio Sales, deu início a esse trabalho pioneiro, através da instituição INIC, Instituto Nacional de Imigração e Colonização, experiência que mais tarde foi exportada para Juazeiro e Petrolina, hoje a região mais próspera do Vale do São Francisco.

Ainda em Petrolândia, lá pelos anos 1960, conheci um campo de experimentação agrícola, feito por técnicos israelenses, através da SUDENE. O verde compacto e homogêneo, numa extensão a perder de vistas, era objeto de visita aos domingos, pela beleza que nos apresentava.

Tudo irrigado dentro de uma programação tecnológica, a chuva, ao invés de ajudar, atrapalhava. E os técnicos, com as suas lamúrias, xingando por ter chovido, despertavam no nosso povo a interpretação de que os gringos eram ateus, não gostavam das coisas de Deus.

Ainda hoje, o nosso Presidente, quando quer falar em desenvolvimento, faz a suas comparações com Israel: "Veja o que eles têm e nós não temos", com essa gigantesca área territorial e riqueza ambiental.

E qual a diferença?

- A Tecnologia.

Irineu Gomes
Enviado por Irineu Gomes em 17/01/2021
Reeditado em 17/01/2021
Código do texto: T7161841
Classificação de conteúdo: seguro