A MAIÊUTICA NO DESMONTE DE   NARRATIVAS E SOFISMAS DE DEPOENTES ALIADOS DO GOVERNO 

A MAIÊUTICA NO DESMONTE DE   NARRATIVAS E SOFISMAS DE DEPOENTES ALIADOS DO GOVERNO 

A técnica da MAIÊUTICA tem sido utilizada , com frequência , por alguns senadores  em suas participações na Comissão Parlamentar de Inquérito que investiga possíveis omissões  e ações negacionistas do governo federal no combate à Pandemia do Coronavirus,  o que teria contribuído para o aumento de infectados e mortos.

 Os senadores Alessandro Vieira (Cidadanis -SE) e Eduardo Braga (MDB -AM) , principalmente , têm feito uso na CPI , de modo bastante eficaz , de um método conhecido como maiêutica o qual foi criado pelo filósofo grego , Sócrates. O método socrático é utilizado pelos dois senadores nas perguntas direcionadas a depoentes aliados do governo , defensores da cloroquina e de outros remédios sem comprovação científica no combate à infecção por meio do Coronavírus. 

 Vale ressaltar que Senadores aliados do governo federal  dentre os principais podemos citar: Luiz Carlos Heinze (PP-RS , Eduardo Girão (Podemos-CE), Marcos Rogério (DEM-RO) e Jorginho Mello (PL-SC) defendem também  na CPI , de modo empedernido ,  o uso do "tratamento precoce". Assim , esses senadores utilizam a audiência da CPI para fazerem propaganda dos "remédios" , ao mesmo tempo que servem de apoio , defesa e suporte às ilações dos depoentes aliados do governo. 

A maiêutica de Alessandro Sales e Eduardo Braga desmontou o discurso da capitã Cloroquina , Mayra Pinheiro e o de Nise Yamaguchi , (ambas médicas) defensoras de remédios sem comprovação científica no combate ao Covid-19.

 Por exemplo, em seu depoimento , realizado no dia 01/06/2021 , Nise Yamaguchi declarou que havia estudos científicos sérios que embasavam o uso da cloroquina no combate ao Covid. 

O senador pediu que ela citasse os estudos. A médica citou o que ela considerou um dos mais relevantes. O estudo realizado pela Fundação Henry Ford.

O senador , então perguntou-lhe novamente:

- Vossa senhoria não sabia que esse estudo foi iniciado em abril de 2020 e descontinuado em dezembro do mesmo justamente porque os pesquisadores concluíram que a cloroquina é ineficaz no combate ao Covid-19?

Desconcertada e com um sorriso amarelo escondido pela máscara , ela simplesmente respondeu:

 

-Eu não sabia. 

MAS , O QUE É MAIÊUTICA? É um método criado pelo filósofo grego Sócrates , que consiste na multiplicação de perguntas objetivas , coerentes e racionais utilizando as próprias respostas do interlocutor , de modo a levá-lo a contradições e , desta forma , expor suas inverdades.

É bem provável que os senadores que utilizam o método de Sócrates , nem saibam da existência da maiêutica ou a utilizem de modo inconsciente , todavia sabe-se que a filosofia grega tem sido ao longo dos tempos disseminada nas Universidades e escolas a tal ponto de se tornar a base da cultura ocidental.

Conceitos de democracia, moral , ética e vários métodos utilizados pelos diversos ramos da ciência tem por origem a cultura grega.

Neste caso , é comum que a sociedade se utilize desses métodos , técnicas e estudos desenvolvidos por eles sem que dê conta disso , porque já está enraizada na cultura do Ocidente.

Independente de ser usada de modo consciente ou inconsciente por alguns senadores , é inegável que a maiêutica tem sido bastante eficaz no desmonte de falsas verdades defendidas por depoentes aliados do governo federal.

Marcos Antonio Vasconcelos Rodrigues - autor do livro "Palavras do meu sentimento" , professor concursado da Rede Pública Estadual de Ensino.

Marcos Antonio Vasconcelos
Enviado por Marcos Antonio Vasconcelos em 03/06/2021
Reeditado em 03/06/2021
Código do texto: T7270541
Classificação de conteúdo: seguro