Evolução Criativa - Criatividade

INTRODUÇÃO

Este artigo dá continuidade ao anterior, “Amit Goswami, Evolução Criativa - Conceitos Fundamentais”, da série idealizada como roteiro didático, para, como pré-leitura, facilitar o entendimento, da teoria “Evolução Criativa”, formulada por Amit Goswami, no livro “Evolução criativa das espécies”.

Entendeu-se que Amit Goswami para criar sua teoria, além de utilizar muitas das teorias voltadas à evolução, ou à criação e da física quântica, teve que postular ou incorporar conceitos fundamentais, nos quais alicerçou sua teoria.

Destacam-se: consciência quântica; causação descendente; autorreferência; hierarquia entrelaçada; não-localidade; descontinuidade; criatividade situacional; criatividade fundamental; macro evolução; corpo vital; e campos morfogenéticos.

Tratar-se-á a seguir os conceitos de: criatividade; criatividade biológica; criatividade vital; criatividade mental; criatividade situacional; e criatividade fundamental. Entretanto, antes será tratado os mundos de possibilidades apresentado nas páginas 68 e 69 do livro “Evolução criativa das espécies”, sob o subtítulo do capítulo 4, “Paralelismo psicofísico”

Em seu livro “Evolução Criativa das Espécies”, entende-se que ele aborda e distingue criatividade em alguns aspectos de forma para qualificar e classificar como: biológica; mental; vital; situacional; e fundamental

MUNDOS DE POSSIBILIDADES

Amit Goswami, para apresentar esses mundos, fez uma correspondência com as quatro funções de Jung (1971) desenvolvidas, na ocasião em que realizou seu estudo empírico, sobre a personalidade humana. Essas quatro funções: sensação; sentimento; pensamento; e intuição descrevem o modo predominante como uma pessoa experimenta a vida.

Cada uma dessas experiências vem de um mundo correspondente de possibilidades, ou cada uma dessas funções atua em determinado ambiente diferenciado pela grandeza do intervalo de vibrações que o caracteriza. Mundos com intervalos de frequências menores ou mundos mais densos, mundos com intervalos de frequências bem maiores, ou mais sutis.

À função sensação de Jung corresponde o mundo físico de possibilidades, proposto por Amit Goswami; à função sentimento, o mundo vital de possibilidades; à função pensamento, o mundo mental; e à função intuição, o mundo supramental de possibilidades.

As possibilidades sofrem colapso e se tornam eventos reais da experiência consciente, por meio de escolhas conscientes. Não há interação local direta entre esses mundos de possibilidades. A consciência medeia a interação não local, por meio de colapso simultâneo, entre quaisquer dois ou mais corpos (mundos de possibilidades).

CRIATIVIDADE MENTAL

Criatividade é inteligência ou talento natos ou adquiridos para criar, produzir, ou inventar coisas novas – inclusive significados, bem como a capacidade de transformar situações e inovar no modo de agir. A tendência é relacioná-la ao campo artístico, mas está presente em todos os campos da atividade humana e, praticamente, em tudo que possui vida.

A criatividade tal como o indivíduo a experimenta, é a criatividade mental. Por isso precisa-se de representação física (um produto) do novo significado.

A Criatividade Mental, como descoberta ou invenção de novo significado, envolve um “insight” (estalo mental) descontínuo no movimento da mente. Requer um aparato de mensuração quântica em hierarquia entrelaçada – neste caso o cérebro. Descontinuidade fundamental do processo criativo e que se identifica como um salto quântico em significado (Goswami 1999). Entretanto, quando se faz uma representação física do “insight” (algo físico do cenário externo – um produto), pode-se fazê-lo pouco a pouco, continuamente, não há descontinuidade nesse estágio de manifestação.

CRIATIVIDADE SITUACIONAL E CRIATIVIDADE FUNDAMENTAL

Significados mentais podem ocupar não apenas o mundo físico e o vital, como também as representações (mentais) dos arquétipos supramentais.

Com a mudança do ambiente contextual (físico, vital e mental) dos pensamentos, surgem problemas e o encontro de novo significado ocorre na forma de solução, para os problemas surgidos.

Conforme o processo de encontro do significado para solução do problema, diferenciam-se: invenção e criatividade situacional; e descoberta e criatividade fundamental.

Criatividade Situacional

“Insight” Criativo de Invenção é aquele quando, para encontrar o novo significado que responde a um problema, reorganiza-se velhos significados em contextos supra mentais existentes.

O processo de criatividade que utiliza o “insight” criativo de invenção é denominado “situacional”.

Ou seja, a criatividade situacional está relacionada à invenção. A invenção de novo significado dentro do contexto de um velho arquétipo, ou dentro de combinação de contextos de velhos arquétipos.

Amit Goswami utiliza uma invenção de Darwin, para ilustrar criatividade situacional: Darwin, ao ler sobre o trabalho de Malthus a respeito do perigo da superpopulação e da importância da competição na luta pela sobrevivência, e ao formular (inventar) seu conceito de sobrevivência do mais apto na evolução biológica, trabalhou com um novo significado dentro de contextos conhecidos.

Criatividade Fundamental

“Insight” Criativo de Descoberta é aquele quando, para encontrar novo significado para responder um problema, for necessário encontrar um novo contexto supra mental, ou seja, precisa-se examinar de modo novo o domínio supra mental dos arquétipos. Exige-se salto quântico do mental para o supra mental.

Ou seja, a Criatividade Fundamental está relacionada à descoberta. É a descoberta não só de novo significado como também de um novo contexto arquetípico, obtido por salto quântico do mental para o supra mental.

Essa liberdade total de escolha, no evento do colapso quântico na Criatividade Fundamental, a distingue da Situacional de liberdade de escolha restrita a contextos previamente descobertos ou suas combinações.

Amit Goswami, também, utiliza descoberta de Darwin, para ilustrar criatividade fundamental: Darwin começou a vida como crente no cristianismo e no criacionismo. Para perceber, que a adaptação ambiental de organismos, ao longo do tempo geológico, deveria ser o resultado da evolução, exigiu um salto descontínuo, mudança no contexto arquetípico de seu modo de pensar, saindo de uma visão religiosa de mundo para outra.

CRIATIVIDADE VITAL

Tem-se dificuldades para aceitar a descontinuidade dessa criatividade habitual. Mas a criatividade no plano Vital envolve um grau mais profundo de descontinuidade.

A criatividade vital consiste em a consciência descobrir descontinuamente (no domínio vital) o projeto vital, e, ao mesmo tempo, faz no plano físico (denso) uma representação física do mesmo. Essa representação física também atua como aparato de mensuração quântica para facilitar o colapso.

A representação física precisa envolver uma hierarquia entrelaçada e, portanto, sua criação, também, envolve uma descontinuidade.

A criatividade vital está relacionada à representação física da vida, as formas.

CRIATIVIDADE BIOLÓGICA

Segundo a teoria de Darwin a evolução é contínua. Os registros fósseis mostram lacunas gritantes ao registro fóssil contínuo esperado. As lacunas fósseis são assinaturas da Criatividade Biológica.

OBSERVAÇÕES FINAIS

Dos conceitos fundamentais relacionados ainda serão tratados oportunamente: macro evolução; corpo vital; e campos morfogenéticos.

Devido ao interesse em identificar conhecimento, anteriormente revelado por seres reconhecidos como mensageiros divinos em épocas e civilizações diversas e sistematizados na Ciência Iniciática das Idades, bem como sua confirmação pela ciência dos homens, incluir-se-á junto aos endereços relacionados apresentação em power point - sobre a constituição oculta do homem.

FONTE

Livro “Evolução criativa das espécies” de Amit Goswami – tradução de Marcello Borges

ENDEREÇOS RELACIONADOS

DICA DE LEITURA – EVOLUÇÃO CRIATIVA DAS ESPÉCIES – AMIT GOSWAMI

http://www.recantodasletras.com.br/artigos/7531949

EVOLUÇÃO CRIATIVA DAS ESPÉCIES – LIVRO DE AMIT GOSWAMI – VISÃO GERAL

http://www.recantodasletras.com.br/artigos/7585036

FUNDAMENTOS DA FÍSICA QUÂNTICA

http://www.recantodasletras.com.br/artigos/7537724

A ESCOLHA NO COLAPSO QUÂNTICO QUEM FAZ?

http://www.recantodasletras.com.br/artigos/7601013

CONSCIÊNCIA QUÂNTICA

http://www.recantodasletras.com.br/artigos/7604652

AMIT GOSWAMI, EVOLUÇÃO CRIATIVA – CONCEITOS FUNDAMENTAIS

http://www.recantodasletras.com.br/artigos/7609809

CONSTITUIÇÃO OCULTA DO HOMEM

http://www.recantodasletras.com.br/e-livros/6595929

J Coelho
Enviado por J Coelho em 28/09/2022
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