Evolução Criativa - Criacionismo e Designío Inteligente

INTRODUÇÃO

Para que se entenda o porquê de não se ir mais a fundo no desenvolvimento dos temas propostos nessa série, é preciso lembrar que todos esses artigos constituem espécie de roteiro didático, para facilitar a leitura e entendimento do livro de Amit Goswami - “Evolução criativa das espécies”.

Entenda-se que foi pressuposto, para a criação desse roteiro didático, a existência de outros que teriam dificuldades de entendimento e exigiriam duas ou mais leituras.

Assim, vamos nos deter a conceituar e, praticamente, transcrever o que foi destacado pelo autor, como necessário à construção e espécie de validação de sua teoria da evolução criativa.

CRIACIONISMO

Conceito

Filosofia bem antiga, segundo o livro do Gênesis, do Antigo testamento da Bíblia, que declara simplesmente e entende literalmente que Deus criou no mundo e todas as espécies biológicas há seis mil anos, em seis dias. Presume não haver evolução.

Num sentido ampliado, o criacionismo é a crença e forma de explicar a origem do mundo – o universo, a Terra, a vida, os reinos, a humanidade – pela criação de um agente sobrenatural. No criacionismo se busca atribuir a constituição das coisas à ação de um sujeito criador. No entanto, seu uso moderno é restrito à rejeição da evolução biológica, por motivação religiosa.

Imagens Antropomórficas de Deus

A ideia da criação divina é um aspecto da causação descendente de Deus. A expressão reflete a tendência a se imaginar Deus como um imperador sentado em um trono lá no céu, empunhando o cetro causal da criação descendente em sua mão.

Essas imagens antropomórficas de Deus irritam os cientistas e, provavelmente, muitos não cientistas também.

O Criacionismo é uma Teoria Científica?

O aparecimento do criacionismo, como uma alternativa ao evolucionismo, avivou a controvérsia e voltou a velha luta, entre a ciência e a igreja, pelo controle da visão global.

Os cientistas se sentem invadidos pela teologia: “como se pode chamar o criacionismo de teoria científica se a ideia da fé tem influência e é fato que a validade da Bíblia se baseia na fé, não em dados experimentais”.

Diante disso o criacionismo soa como não científico.

O Alvo Certo para Ataques dos Criacionistas

Os seguidores do criacionismo, caso baseiem suas teorias no Novo Testamento, concordarão prontamente com a visão quântica de que a consciência-Deus está envolvida ativamente com a criação em todos os lugares e em todas as épocas, não apenas há seis mil anos.

Cabe aqui a observação sobre argumentação posterior à inicial de que os seis mil anos e os seis dias bíblicos são metafóricos, não devem ser entendidos como relacionados ao nosso calendário, mas ao, divino.

A evolução é o alvo escolhido erroneamente pelos criacionistas. O alvo verdadeiro seria a causação ascendente do materialismo científico e do darwinismo.

DESIGNÍO INTELIGENTE

Conceito

As teorias do Desígnio Inteligente procuram reviver Deus, seja de forma explícita como no criacionismo, seja implícita, deixando o indivíduo inferir a existência de um desenhista, mas terminam negando, também, a evolução.

Amit Goswami argumenta: “que modo engenhoso de evitar as lacunas fósseis: sem evolução, não há lacunas fósseis para se explicar. Infelizmente, há muitas evidências críveis a favor da ancestralidade evolucionária do ser humano, para que esse desvio funcione”.

Ideias do Desígnio Inteligente que os Biólogos Devem se Entender

Um designío inteligente da vida sugere que a biologia deve se entender com o sentimento, o significado e o caráter propositado da vida, e com idealizador ou desenhista.

A atual base materialista das teorias biológicas, inclusive o darwinismo e sua mais recente revisão, o neodarwinismo, pedem que tais teorias incluam apropriadamente essas ideias , que contém fortes cores teológicas.

As Abordagens do Designío Inteligente

Alguns teóricos do Desígnio Inteligente recorrem a bem antiga filosofia chamada criacionismo. Entretanto, mais recentemente, alguns cientistas sérios, dentre os quais, biólogos profissionais, começaram a sustentar, sem adotar a bagagem bíblica, a ideia de que as espécies são criadas por um Desenhista Inteligente, talvez Deus, mas isso fica implícito.

Em linguagem científica, essa “criação causal pelo Desenhista Inteligente” é apenas outro princípio organizador, embora não físico e não material.

Ampliação Proposta ao Desenho Inteligente

Na construção de sua teoria “Evolução Criativa” no livro “Evolução criativa das espécies”, Amit Goswami amplia o pensar sobre o Desenho Inteligente com a seguinte afirmativa: o desenhista é necessário, mas além dele precisa de projetos e de matéria-prima.

Esclarece que o desenhista, o Deus implícito, corresponde ao Deus-consciência, à Consciência Quântica, cósmica e objetiva.

Esclarece, ainda, que serve como: projetos, evolução e desenvolvimento da forma, os campos morfogenéticos (tratados no capítulo 13); a matéria-prima, as macromoléculas biológicas e todos os seus processos - campo da biologia molecular.

Além dessa ampliação proposta, registra a ampliação feita pelo biólogo Michael Behe (1996) que introduziu o conceito de “complexidade irredutível, referindo-se a características biológicas tão complexas que, implicitamente, exigem um Desenhista Inteligente – Deus – para projetá-las

Desenhista do Desenhista

Problema sempre presente nas discussões sobre Designío Inteligente. Os críticos da ideia do Desenhista Inteligente parecem sempre intrigados com a questão sobre quem idealizou o desenhista, mas acham impossível responder a essa questão.

Entretanto, os espiritualistas de todo o mundo perceberam que o desenhista deve ser capaz de autocriação, ou seja, de autorreferência. Agora, após vários milênios, começou-se a compreender como surge a autorreferência, dando uma base racional para a intuição do espiritualista.

OBSERVAÇÃO FINAL

Neste artigo surgem dois conceitos que foram utilizados por Amit Goswami à construção da teoria “Evolução Criativa”: “campos morfogenéticos” e “autorreferência”. Autoreferência já tratado em artigo anterior e o outro, em algum trecho desse roteiro, será abordado.

ENDEREÇOS RELÇACIONADOS

DICA DE LEITURA – EVOLUÇÃO CRIATIVA DAS ESPÉCIES – AMIT GOSWAMI

http://www.recantodasletras.com.br/artigos/7531949

EVOLUÇÃO CRIATIVA DAS ESPÉCIES – LIVRO DE AMIT GOSWAMI – VISÃO GERAL

http://www.recantodasletras.com.br/artigos/7585036

FUNDAMENTOS DA FÍSICA QUÂNTICA

http://www.recantodasletras.com.br/artigos/7537724

A ESCOLHA NO COLAPSO QUÂNTICO QUEM FAZ?

http://www.recantodasletras.com.br/artigos/7601013

CONSCIÊNCIA QUÂNTICA

http://www.recantodasletras.com.br/artigos/7604652

AMIT GOSWAMI, EVOLUÇÃO CRIATIVA – CONCEITOS FUNDAMENTAIS

http://www.recantodasletras.com.br/artigos/7609809

EVOLUÇÃO CRIATIVA - CRIATIVIDADE

http://www.recantodasletras.com.br/artigos/7616377

J Coelho
Enviado por J Coelho em 03/10/2022
Reeditado em 03/10/2022
Código do texto: T7619635
Classificação de conteúdo: seguro