Interpretação de Sonhos - Importância e Benefícios

INTRODUÇÃO

Devido sua extensão dividir-se-á o conteúdo em alguns artigos. Este tratará exclusivamente, de: a importância e os benefícios de interpretação dos sonhos.

Sobre o itinerário civilizatório, tem-se como entendimento: apesar de todas as diretrizes trazidas por seres, considerados iluminados, ou encarnações divinas; apesar de todos grandes pensadores e filósofos discorrerem sobre sistemas políticos, econômicos, educacionais bem como ética e moral; apesar de gênios das artes legarem obras capazes de tocar fundo mentes e corações... Pois bem, apesar de todo esse legado, voltado para o bem, à bondade, à beleza, a paz; à preservação da natureza, ao amor, à justiça; apesar de todo o desenvolvimento científico e tecnológico; não conseguimos alterar ciclos de construção e quedas de impérios, todos caracterizados pela opressão, concentração, centralização, materializado em constante estado de guerras, sociedades violentas, presença constante de predação à natureza, fome, miséria, doenças, epidemias...

Completa esse entendimento: esse desvio, entre as diretrizes, os pensamentos, as ideologias e a prática, resultou na construção de ciclos com permanente estado selvagem de consciência da humanidade. Somente a evolução a um estado de homem desenvolvido, um pouco mais próximo de a Idealização do Mistério Criador, romperia a mesmice desses ciclos.

A psicologia, por estudar a alma humana, pretende, assim como a religião (religar o humano ao divino) e a ciência iniciática das idades (escolas iniciáticas) entre outros: conscientizar o indivíduo desse estado de consciência selvagem. Ter essa consciência, possibilita o projetar de trilha para essa construtiva mudança.

Por ser, por enquanto, a psicologia analítica de Jung a que mais se aproxima do religar-se ao divino da religião e na transformação de vida energia em vida consciência das escolas iniciáticas; e por ser, dentro dessa psicologia junguiana, a interpretação dos sonhos ferramenta para esse caminhar evolutivo, nos propusemos a estudar, organizar e compartilhar essa série de artigos sobre sonhos.

Antes de entrarmos no desenvolvimento sobre a importância e os benefícios de “interpretação de sonhos”, apesar de não ser suficiente, vamos rever alguns conceitos julgados necessários e relevantes abordados nos artigos anteriores.

CONCEITOS RELEVANTES

Psicologia E Psique

Psicologia é o estudo da Psique, que se refere a tudo o que é formado pelos fenômenos inerentes à mente humana. Sentimentos, pensamentos e percepções se desenvolvem na Psique, que permitem que o ser humano se relacione e se adapte, por meio de processos.

Divisão Básica E Estruturação Da Psique

Basicamente, divide-se a Psique em: Consciente e Inconsciente.

Consciência Pessoal (Consciência) – corresponde à percepção consciente ordinária;

Inconsciente Pessoal – exclusivo de psique individual, mas não consciente;

Inconsciente Coletivo, ou Psique Objetiva – possui estrutura aparentemente universal na humanidade.

Dentro dessa divisão básica existem: Estruturas Gerais e Estruturas Especializadas.

As Estruturas Gerais são de dois tipos: Imagens Arquetípicas e Complexos

As Estruturas Especializadas são quatro: Duas de Identidade - Ego; Sombra; e duas de Relacionamento – Persona e Sizígia, grupamento pareado de Animus/Anima.

Imagens Arquetípicas

É o conteúdo básico de o Inconsciente Coletivo, ou Psique Objetiva. São imagens profundas e fundamentais que se formam pela ação dos Arquétipos, sobre a experiência que vai se acumulando na Psique Individual.

Tais imagens arquetípicas são “imagens primordiais”. São peculiares à espécie e se, alguma vez, foram “criadas”, sua criação coincide, no mínimo, com o início da espécie.

Complexo

Grupamentos de imagens afins, do conteúdo do Inconsciente Individual, que se conservam juntas por um tom emocional comum. O agrupamento se dá em torno de certo tema gerador desse tom emocional. Por exemplo, se o tema for mãe, complexo materno.

Dispõe de grau relativamente alto de autonomia. Isto é, está muito pouco sujeito às disposições da consciência e, por isso, comporta-se na esfera do Consciente como um “corpus alienum” cheio de vida.

Ego

É o centro do campo do Consciente, a parte da Psique onde nossa consciência reside, o nosso sentido de identidade e existência. O Ego seleciona e organiza nossos pensamentos, sentimentos, sentidos, e intuição, e regula o acesso à memória.

Inconsciente

O Inconsciente existe “a priori”. É preexistente ao Consciente e traz muitos conteúdos herdados dos ancestrais.

Não sabemos o que é realmente o Inconsciente, mas conhecemos suas manifestações: sonhos; visões; padrões de comportamento; afetos; mitos; contos de fadas; e as consideradas doenças psíquicas.

Inconsciente Pessoal, ou individual

Vizinho ao Consciente, constituído pelos elementos da história de nossa vida pessoal: conteúdos reprimidos; percepções subliminares; conteúdos de memória desnecessários; e complexos.

Inconsciente Coletivo, ou Psique Objetiva

É a camada do Inconsciente onde todos os humanos são iguais. Diferente do Inconsciente Individual, que depende das experiências de cada indivíduo, o Coletivo é a camada mais profunda da Psique e constitui-se dos materiais que foram herdados da humanidade: padrões de vida, símbolos, imagens que fazem parte de nossa natureza psíquica – os Arquétipos.

Si-mesmo, ou Self

É o centro de toda a personalidade. Dele emana todo o potencial energético de que a Psique dispõe. É o ordenador dos processos psíquicos.

É o principal Arquétipo do Inconsciente Coletivo, o Arquétipo da ordem, da organização e da unificação; atrai a si e harmoniza os demais arquétipos. Confere à personalidade um sentido de unidade.

Individuação

É a busca da unicidade. É a Psique indo ao encontro de seu centro. É a volta do Ego as suas origens.

No Inconsciente existe espécie de instinto profundo de totalidade, de personalidade única em nós; instinto que atua sobre o homem e o impele a procurar a totalidade e a perfeição – Desejo de Individuação.

Processo de Individuação

Processo de vida real em que tentamos consciente e deliberadamente compreender e desenvolver as potencialidades individuais inatas de nossa Psique. É através dele que a pessoa vai se conhecendo, retirando suas máscaras, abandonando as projeções lançadas anteriormente no mundo externo e integrando-as a si mesmo. É um processo árduo e direcionado a novo centro psíquico, o Self, ou Si-Mesmo.

Arquétipos E Símbolos

São importantes conceitos junguianos e estão intimamente ligados. Os símbolos são as manifestações exteriores dos arquétipos. Os arquétipos só podem-se expressar através dos símbolos, em razão de se encontrarem velados profundamente no Inconsciente Coletivo

Sonhos

Os Sonhos originam-se em outra dimensão de nossa personalidade, chamada Inconsciente e expressam-se por meio de linguagem simbólica;

Os Sonhos retratam nossas vidas, como se cada um de nós constituísse experimento único e como se, de nosso próprio interior, estivéssemos nos observando constantemente, para vermos se o experimento, que se está realizando, obtém sucesso ou malogro.

Os Sonhos contêm um propósito, estão a serviço do Processo de Individuação. Atrás dessa experiência pessoal, existe ação intencional inteligente. É como se fossem elaborados por centro em nosso interior e objetivassem compreender o que está fora de nossa consciência.

Cada Sonho se constitui de experiência pessoal, na qual nos é revelada parcela de conhecimento, que nos torna mais conscientes e desenvolvidos.

EGO VÍGIL E EGO ONÍRICO

Devido ao Ego, quando estamos em vigília, ter características distintas do Ego, quando estamos sonhando, usam-se as expressões Ego Vígil e Ego Onírico, para caracterizar essa diferença.

O Ego Vígil é o responsável por tudo que é feito em nome da Psique e, inclusive, está sujeito a prestar contas à sociedade.

Todas as tarefas nos Sonhos não são escolhidas, são dadas e, tal como na realidade cotidiana, possui realidade, que se localiza fora do Ego.

O Ego Onírico pode ser considerado parte do Ego Vígil, tal como se o Ego Vígil fosse o Presidente de uma instituição, o Ego Onírico seria sua Assessoria. Assim, as ações ou omissões dessa assessoria, o Ego Onírico, podem afetar o mundo do Ego Vígil.

As ações, que resultam em mudanças estruturais no mundo onírico, podem afetar o mundo do Ego Vígil. Essa herança de ações oníricas de mudanças estruturais pode ser vivenciada em alterações nos estados emocionais do Ego Vígil: alívio da depressão, declínio ou aumento da ansiedade, sentimento de decisão certa...

A atividade do Ego Onírico, no mundo dos Sonhos, é extensão do mesmo Processo de Individuação, que constitui a mais profunda tarefa do mundo vígil. Assim, a relação do Ego Onírico com o Ego Vígil é vista, portanto, como uma interação profundamente útil, para a evolução e realização individual.

Esse diálogo entre o Ego Vígil e o Sonho mediado pelo Ego Onírico, é parte do mais amplo diálogo entre o Ego e o Si-mesmo.

IMPORTÂNCIA DE A INTERPRETAÇÃO DOS SONHOS

Ora: se o Processo de Individuação envolve diálogo contínuo entre o Ego, como o centro responsável pelo Consciente, e o Si-Mesmo, como centro da Personalidade; se os Sonhos têm como função mais importante estarem a serviço do Processo de Individuação e, por isso velam ação intencional inteligente; então o entendimento da linguagem simbólica nos indicará onde o Inconsciente está tentando alterar a imagem do Ego, na direção da saúde e da Individuação.

Em linguagem simbólica, velada ao nosso entendimento em vigília, os Sonhos são fonte de o mais simples aviso, - retorno de memória desnecessária deslocada do Consciente para o Inconsciente Individual, como “está na hora de revalidar a Carteira Nacional de Habilitação - até o saber que, se apreendido, nos possibilita trilhar o Processo de Individuação, dentro da psicologia junguiana, ou o conhece-te a ti mesmo, ou à busca da Individualidade, das escolas iniciáticas, ou, ainda, algo como a volta do filho pródigo, ou o retorno à Casa do Pai, das religiões.

A importância de a Interpretação de Sonhos está na apropriação de saber, que facilitará entender dificuldades de relacionamento, transtornos, compulsões, outros, considerados doenças psíquicas e, quiçá, ajudar a responder às perguntas contidas na simbólica frase da esfinge: “ou decifra-me, ou te devoro”: “quem sou”, “de onde vim”, “porque estou” e “para onde vou”.

BENEFÍCIOS DE A INTERPRETAÇÃO DE SONHOS

- Complementar e compensar a visão vígil que o “Ego” tem da realidade – apurar a percepção;

- Facilitar o autoconhecimento, tornando o Sonhador capaz de levar em consideração as instâncias conscientes e inconscientes de si mesmo;

- Relatar o Processo de Individuação, pois os Sonhos interpretados sequencialmente, muito além de indicarem como o “Processo de Individuação se desenrola”, funcionam como guia, que pode nos orientar rumo à nossa própria finalidade nessa existência;

- Ressignificar situações traumáticas pela via consciente, por meio de repetição de Sonhos;

- Indicar ações, por meio de roteiro de etapas pelas quais o sonhador deverá passar para angariar um nível mais elevado de consciência.

- Oferecer recursos riquíssimos para uma boa terapia, pois a interpretação dos Sonhos é uma ferramenta importante que dá ao terapeuta a localização do sonhador dentro do processo, seu progresso, os entraves e as modificações psíquicas que estão ocorrendo;

FONTES

LIVROS:

Por que sonhei com isso? – Lauri Quinn Loewenberg;

Os sonhos e a cura da alma - John A. Sandford; e

Jung e a interpretação dos sonhos - James A. Hall.

SITES:

psicologiamsn.com; e

sobresp.com.br

ENDEREÇOS RELACIONADOS

FUNDAMENTOS DA PSICOLOGIA JUNGUIANA (Psicologia; Psique; e Estruturas Gerais)

http://www.recantodasletras.com.br/artigos/6764031

FUNDAMENTOS DA PSICOLOGIA JUNGUIANA – ESTRUTURAS ESPECIALIZADAS

http://www.recantodasletras.com.br/artigos/6770289

FUNDAMENTOS DA PSICOLOGIA JUNGUIANA – INCONSCIENTE, SI MESMO E INDIVIDUAÇÃO

http://www.recantodasletras.com.br/artigos/6776019

O QUE SÃO OS SONHOS

http://www.recantodasletras.com.br/artigos/6781902

COMPLEXO – SIGNIFICADO, CARACTERÍSTICAS E MANIFESTAÇÕES

https://www.recantodasletras.com.br/artigos/7701882

COMPLEXO – TRANSFORMAÇÃO

https://www.recantodasletras.com.br/artigos/7707397

ARQUÉTIPOS – SIGNIFICADO, ORIGEM, CARACTERÍSTICAS E IMPORTÂNCIA

https://www.recantodasletras.com.br/artigos/7725828

ARQUÉTIPOS – TIPOS

https://www.recantodasletras.com.br/artigos /7733740

INTERPETAÇÃO DE SONHOS - SIGNIFICADO

https://www.recantodasletras.com.br/artigos /7750685

J Coelho
Enviado por J Coelho em 17/04/2023
Código do texto: T7766119
Classificação de conteúdo: seguro