O tempo é linear

"A linearidade do tempo refere-se à noção de que o tempo se desenrola em uma única direção, fluindo continuamente do passado para o presente e do presente para o futuro, em uma progressão irreversível."

Essa frase me machuca a vida inteira, me tortura das maneiras psicológicas mais terríveis que se possa imaginar.

Essa ideia de linearidade do tempo está intimamente relacionada à seta do tempo, que se refere à direção em que os eventos ocorrem, ou seja, não se pode voltar no tempo.

Talvez, e quase com certeza, ela é responsável por eu ter me tornado o que sou, não só como "poeta", um amante da filosofia, mas um "sonhador", que busca através da inspiração e das palavras mostrar para todos que, não é possível voltar e reescrever uma história, não é possível viver uma nova história, voltar naquele exato momento e não deixar o amor de sua vida escapar, não é possível voltar e adiar a morte de um ente querido, não se pode voltar para consertar tantas coisas que poderíamos ter feito de uma forma diferente, tantas palavras ditas, e tantas outras que não foram pronunciadas.

Quem sabe um dia, através da comprovação da existência de "curvas de tempo-fechado", ou da manipulação de singularidades como os buracos negros ou mesmo encontrar os buracos de minhoca. No entanto, isso requer a existência de materiais exóticos com densidade de energia negativa, que ainda não foram observados na natureza.

Ou seja, nos resta aceitar, O TEMPO É LINEAR!!!

O que me leva a outras questões, se um dia alcançarmos essa "tecnologia" de manipular a linearidade do tempo, o que faríamos do universo? Sendo que somos humanos, e estamos errando a todo momento e, tentando consertar nossos erros?

Mas esse é assunto para outro artigo, outras teorias...que envolvem questões como Deus, causalidade e destino...

Ronaldo Alves

19/06/2023

07:13

Ronaldo Alves
Enviado por Ronaldo Alves em 19/06/2023
Código do texto: T7817153
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.