Olá amigo e amiga estudante do ensino fundamental e que está se preparando para a OBMEP, a nossa Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Pùblicas. Sejam todos bem-vindos.

Vamos resolver a questão 4 da prova aplicada aos alunos dos 6º e 7º anos.

 

Aqui, já digo uma coisa: Não existe fórmula para resolver esse tipo de questão. É observação e lógica. Caso você tenha dificuldade para raciocinar, não se fruste. Veja a resolução, entenda a lógica que com certeza, você irá se deparar com mais questões deste tipo, na próxima vez você compreenderá de primeira.

 

Vamos entender a questão.

 

Existem 5 cartões em forma de triângulo equilátero, iguais, ou seja também são todos do mesmo tamanho: Triângulos A,B,C,D,E.

 

Um a um os triângulos foram colocados sobre uma cartolina na forma que observamos na imagem dada na questão:

 

E agora, a questão quer saber qual foi a terceira figura colada na cartolina. Como falei, esta questão está mais para observação. O segredo está na ordem de sobreposição de um triângulo sobre o outro. Você concorda comigo que o triângulo E está sobre todos os demais triangulos? Vejamos:

 

Você consegue observar que o triângulo E está sobre os triângulos A,B,D? Ou seja, podemos concluir que ele foi o último triângulo colado na cartolina. Desta forma, já elimnamos a alternativa E. porquê o triângulo E foi o 5º a ser colado e não o terceiro.

Vamos continuar observando:

Já eliminamos o triângulo E. Agora, temos duas opções para fazer a nossa análise: Ou começamos por cima, analisando o triângulo A ou por baixo analisando o triângulo C. Vamos fazer a análise começando por cima.

 

O "triângulo A" esta debaixo do "triângulo E" mas está sobre o "triâgulo B". O que isso significa? significa que o triângulo A foi colado depois do "triângulo B". Assim, o "triângulo A" foi o 4º triângulo colado na cartolina. E agora ficou fácil. O "triângulo B" está debaixo dos triângulos E e A e sobre os "triângulos C e D". Desta forma, concluimos que o terceiro triângulo colado na cartolina foi o "triângulo B".

 

Compreendeu a explicação? A lógica está em compreender que o triângulo que foi colado por último é aquele que está sobre o outro. E os triângulos que foram colados primieros serão aqueles que estão debaixo dos outros. Assim resolvemos a questão.

Gabarito: alternativa B.

 

Até a próxima!!!

 

 

 

 

 

George Itaporanga
Enviado por George Itaporanga em 07/12/2023
Reeditado em 07/12/2023
Código do texto: T7949030
Classificação de conteúdo: seguro