Comentário “O Novato”

Este é um filme onde são apresentados dois agentes da CIA. Walter Burke (AL Pacino) um experiente e recrutador de novos agentes, e um novato. É realizado um confinamento denominado “fazenda” dos futuros agentes da CIA. eles foram testados o tempo todo, passaram por várias provas, enfrentaram situações inesperadas. Uma frase que acompanha todo o filme é "Nada é o que parece" ou "Tudo é um teste". Durante o desenrolar do filme vamos compreendendo o sentido das referidas. O filme é cercado de suspense e mistérios. Agora o mais impressionante é o plano maquiavélico de Burke. Este experiente agente conhece muito bem James Clayton (o novato). Também no enredo, uma trama envolve os alunos James e Layla onde é passado uma missão a ambos.

São apresentadas várias ferramentas utilizadas no serviço de inteligência da CIA. Um mistério que cerca o filme é sobre a atividade que o pai de James desenvolvia. Este procura incessantemente informações sobre seu pai. Fazer aquilo já estava no sangue. Aquela estrela do ano de 1990 era mesmo do seu pai. James aprendeu rápido os ensinamentos da “fazenda” e desmascarou Walter Burke. Vários momentos Walter Burke usa a contra inteligência, como a munição da pistola na cena onde eles estavam no carro.

O agente de inteligência tem que ser imparcial, não deve ter objetivos de interesses próprios. O filme mostra bem este fator, pois o objetivo de Burke era financeiro (3 milhões) através de um programa de computador. Algo que destaco é a doutrina. “A doutrina na inteligência consiste num conjunto de normas, valores, princípios e pressupostos éticos que regem as Atividades de Inteligência, principalmente no que se refere ao comportamento de seus agentes.” Os objetivos de Walker Burke foram desviados.

O filme “O Novato” é um excelente filme para entendermos como é organizado e como são os procedimentos, apesar de nada ser o que parece.