As viagens de Mitty (publicado originalmente em 14/1/2014)

Quarenta e oito anos de idade e vinte e oito de carreira e, enfim, o aplauso reticente esteve na sala de cinema. Ben Stiller pode se considerar vitorioso por dirigir e protagonizar ‘A Vida Secreta de Walter Mitty’ (2013). Com os ares de blockbuster, a história do inocente funcionário responsável pelo departamento de arquivo e revelação de fotografias da tradicional revista Life se mostrou talentosa e capaz de entreter com qualidade. Na verdade, Stiller tem certa experiência como diretor, mas os seus projetos naufragaram por falta de ilustração. Por exemplo, ele esteve à frente de ‘O Pentelho’ (1996), com Jim Carrey, e ‘Trovão Tropical’ (2008). E quem se importa? Como ator, Stiller sempre se viu às voltas com roteiros fracos e até tolos. Envolvido em mais de cem produções, detinha somente senões na profissão. Tido como o ator de uma só faceta, a de humorista torto, com ‘A Vida Secreta de Walter Mitty’ deu a guinada. O bom script de Steve Conrad (de ‘À Procura da Felicidade’, 2006), baseado em conto de James Thurber, define o longa-metragem: nada como trabalhar e saber que tem nas mãos o ótimo enredo... Trata-se de sonhar alto, como o personagem de B. Stiller, mas não de sonhar demais.

Mitty, naquele seu escritório do dia a dia, de repente está em apuros. A foto 25 do pacote de negativos do famoso fotógrafo Sean O’Connell (Sean Penn, numa participação praticamente afetiva) se perdeu. Era justamente a imagem da capa da última edição impressa da revista Life, que migrará para a internet. Caso não ache a foto, Mitty corre risco de ser demitido pelos novos administradores, cujo líder é o arrogante Ted Hendricks (Adam Scott, de ‘O Aviador’, 2004). Mas Mitty é um sonhador e literalmente mergulha em suas ‘viagens’. Paira. Sai do mundo, como se diz. Isto pode atrapalhá-lo? Não, se ele contar com a ajuda da bela Cheryl (Kristen Wiig, ‘Missão Madrinha de Casamento’, 2011), por quem tem uma paixão platônica. Então, Mitty parte em busca da tal foto e também de O’Connell. A tarefa é difícil. O fotógrafo é um eremita ao contrário. Perambula pelo mundo a captar imagens, ou então somente espiá-las. ‘O belo não clama por atenção’, diz O’Connell ao observar um tigre branco. ‘A Vida Secreta de Walter Mitty’ aborda temas como a perspectiva de vida, a perseverança e o deleite em não dar a devida importância às banalidades do cotidiano, em se preocupar com o desnecessário.

Na medida em que Mitty apanha pistas para chegar ao alvo, O’Connell, tem devaneios porque ama Cheryl. A sorte dele é que sua musa inspiradora o auxilia e o incentiva nesta viagem, no sentido literal da palavra – a outra viagem, a da mente, está a toda hora. Ao ver a fita, e isto pode soar sendo infantil, me lembrei do desenho ‘O Fantástico Mundo de Bobby’, veiculado pelo SBT anos atrás, e do seriado ‘Mundo da Lua’ (1991-1992), produzido pela TV Cultura. Seus protagonistas – o garoto de 5 anos Bobby e o pré-adolescente Lucas Silva e Silva – são peritos em imaginar. Já se disse que esta é a ferramenta mais preciosa do ser humano: cérebro. Poder sonhar de olhos abertos é uma sensação de liberdade. Ninguém pode nos tirar. É com este trunfo que vencemos obstáculos e objetivamos nossos projetos e metas. Mitty tinha a dele, encontrar a foto 25. Viktor Navorski (Tom Hanks, ‘O Terminal’, 2004), idem: pegar o autógrafo de um ídolo de seu falecido pai. A relação entre ‘Walter Mitty’ e este filme de dez anos atrás é uma só: a obstinação. Mitty quer provar a ele próprio que tem valor como o funcionário da Life. A vida dele não depende daquele ato, mas as consequências deste, sim. E agora?

É bem pouco provável que ‘A Vida Secreta de Walter Mitty’ receba alguma indicação para o Oscar deste ano, e os finalistas serão conhecidos depois de amanhã, dia 16. Porém, posso afirmar que Stiller me surpreendeu favoravelmente. Não esperava uma atuação tão segura e sem amarras como a dele. O novaiorquino, que completará 50 anos em 2015, conseguiu mudar a minha opinião acerca de sua trajetória. Esta película é um divisor de águas para a carreira do ator e tomara que seus próximos projetos sejam de igual naipe... ‘A Vida Secreta de Walter Mitty’ não é um filme para ser desprezado.

Rodrigo Romero
Enviado por Rodrigo Romero em 14/01/2014
Código do texto: T4648828
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.