Um filme notável (publicado originalmente em 24/2/2018)

O grande pecado das indicações ao 90º Oscar foi o diretor de ‘Três Anúncios para um Crime’, Martin McDonagh, não ter sido indicado nesta categoria. O cineasta é finalista em roteiro original. Por conta disso, creio que o longa perde um pouco a chance de arrebatar a estatueta no

principal quesito, o de melhor filme.

Ainda assim, a produção, que estreou esta semana, é ótima e merece todos os outros 5 apontamentos: atriz a Frances McDormand, coadjuvante a Woody Harrelson e Sam Rockwell, trilha sonora e edição. Na trama, Mildred (Frances) é uma mulher traumatizada pela morte

trágica da filha Angela – ela foi estuprada e teve o corpo carbonizado.

Inconformada com a ineficiência da polícia na solução do caso, Mildred decide alugar 3 outdoors pouco usados em uma estrada raramente visitada. A atitude repercute e afeta a vida de pessoas, a dela própria e a do delegado Willoughby (Harrelson), o responsável por desvendar quem foi, ou foram, o assassino (s).

A partir daí, sentimentos como o de remorso, desespero e ousadia permeiam aquele lugarejo onde quase nada acontece. A Mildred feita por Frances talvez só se assemelhe, em gestos e nas feições, em um de seus melhores desempenhos, a policial grávida de 9 meses Marge, de ‘Fargo’ (1996) – ela levou o Oscar.

E a alta performance tem o mérito também de McDonagh. É um filme que depende especialmente do condutor, porque o elenco precisa estar conectado. O script tem diálogos rápidos e ácidos, e Woody e Sam (que dá vida a Dixon, o assistente beberrão, violento, racista e irresponsável de Willoughby) estão em paridade de nível a Frances.

E quando a fita tem essa sintonia, com o incremento de um cast de apoio igualmente bom – os exemplos são Caleb Jones (Red, o moço que aluga outdoors a Mildred) e Peter Dinklage (James, o paquerador anão da protagonista) – tudo se encaixa. Um outro ponto interessante é a trilha sonora de Carter Burwell. Desde a primeira música percebe-se de alguma forma qual é o caminho que ‘Três Anúncios de um Crime’ tomará.

Mildred é um personagem singular. Frances McDormand, não à toa, deve conquistar a sua segunda estatueta, após 21 anos... Não sei bem explicar os motivos, mas ‘Três Anúncios para um Crime’ me fez lembrar de ‘Onde os Fracos não têm Vez’ (2007). Deve ser o cheiro de morte por

perto. Duração: 115 minutos. Cotação: ótimo.

Rodrigo Romero
Enviado por Rodrigo Romero em 12/03/2018
Código do texto: T6277785
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.