'Teatro das Tesouras' (publicado originalmente em 27/10/2018)

O site Brasil Paralelo produziu nos últimos meses sete documentários em curta-metragem sobre todas as eleições nacionais para presidente – as de 1989, 1994, 1998, 2002, 2006, 2010, 2014.

O objetivo da obra é dar visibilidade maior acerca de um aspecto pouco mostrado nos filmes de igual teor histórico: o de que os grandes partidos – MDB, PSDB e PT – não são, na verdade, oposição entre si, mas apenas movimento de cena para se fazer passar por isso.

Esse 'Teatro das Tesouras' seria, então, a explicação de que não existe antagonismo: os candidatos destas siglas seguem roteiro pré-determinado e atingem a meta de eleger uma falsa renovação partidária a cada 4 anos.

Daí, por exemplo, entenderíamos a não oposição do PSDB ao longo dos anos petistas (2003-2016) – eles 'faziam de conta' que criticavam, e o PT 'fingia' que rebatia. Por meio de vídeos das épocas, os produtores desvendam os bastidores de cada um dos pleitos, com análises de professores, historiadores sobre cada personagem– desde o fenômeno Fernando Collor, à redenção do Plano Real com vitórias do outro Fernando, o Henrique, até os pódios sucessivos do PT com Lula, Dilma.

Como foram montados os esquemas de cada candidatura? Qual era o segredo de Lula para atrair os eleitores mais pobres? Porque foi 'fácil' pra FHC convencer as pessoas de que ele tinha sido o 'criador' da moeda? De que forma Collor se tornou o pioneiro no marketing das eleições, com estruturas modernas de suas propagandas? Qual o motivo de o PSDB 'deixar' de lambuja os triunfos das décadas de 2000, 2010 ao petismo?

São questões fundamentais dirigidas ao espectador com os filmes de cerca de 25 minutos. O site Brasil Paralelo é formado por professores, historiadores, filósofos e escritores. E se por acaso você, leitor (a), desejar fazer comparações com a disputa de 2018 com a de 1989, faça à vontade.

Rodrigo Romero
Enviado por Rodrigo Romero em 22/10/2018
Código do texto: T6482991
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.