Agora sim! (publicado originalmente em 28/9/2019)

Foi apenas coincidência a coluna ter apresentado nas últimas 2 semanas textos sobre documentários à esquerda e hoje trazer a obra do Movimento Brasil Livre (MBL), 'Não Vai Ter Golpe!', lançado este mês, disponível em algumas plataformas, à direita da dupla citada.

Como bem explicou o professor e filósofo Olavo de Carvalho, ambientes ditos cultural, educacional, durante décadas foram dominados pelos vermelhos. Quem leu Gramsci e Escola de Frankfurt sabe.

Principalmente a partir da década de 60, filmes, livros, jornais, revistas da via destra foram banidos da circulação. No lugar, o pensamento socializante, teorias marxista e paulofreirista.

"Tornar as pessoas socialistas sem que notem", por meio da ocupação de espaço em universidades, por exemplo, como ditou Gramsci em 'Escritos Políticos', era a meta, alcançada com êxito.

Mas a partir da revelação da existência do Foro de São Paulo em meados dos anos 90 por Olavo, e publicações como 'O Imbecil Coletivo', a estrada, parece, tomou outro caminho.

Não à toa, foram resgatados Gilberto Freyre, Paulo Francis, Carlos Lacerda, Nelson Rodrigues, Roberto Campos, Mário Ferreira dos Santos, dentre outros.

E longas com temáticas que não e viam, como os do 'Brasil Paralelo', do cineasta Josias Teófilo (o documentário 'O Jardim das Aflições', sobre a obra de Olavo) e 'Não Vai Ter Golpe!' (MBL).

Este nos remete ao impeachment de Dilma encaminhado pelas manifestações que começaram em novembro de 2014 pelo grupo da ideia de economia liberal liderado por Renan Santos e Kim Kataguiri.

Nas imagens captadas por eles mesmos durante o período, vemos todos bastidores da organização, debates, rusgas e vitórias do Movimento. Com script bem moldado e trilha sonora surpreendente, o documentário é a ode à turma dos jovens que, sim, tem lugar na história por conseguirem derrubar a comandante do executivo.

Com passagens marcantes, como a marcha a Brasília, o MBL atraiu simpatizantes e arrebatou de adolescentes a idosos que 'não sabiam aonde ir'.

Depoimentos de Luiz Pondé, Rodrigo Constantino, Janaína Paschoal e Ives Gandra Martins reforçam a importância da fita. Deixam a 'Democracia...', de Petra, '... em Vertigem'. Finalmente estamos em processo de desintoxicação. Duração: 134 minutos. Cotação: bom.

Rodrigo Romero
Enviado por Rodrigo Romero em 23/09/2019
Código do texto: T6751699
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.