Ameaças à Liberdade de Expressão (publicado originalmente em 7/11/2020)

Quem define 'fake news'? O que é 'discurso de ódio'? Quem define 'ódio'? Há limites na liberdade ou a questão é torta? O Brasil Paralelo lançou em agosto mais um documentário lapidar: 'Os Donos da Verdade'.

Discute censura, patrulha do politicamente correto, decisões judiciais e a ameaça mundial à liberdade de expressão. Dirigido por Filipe Valerim e Lucas Ferrugem, explica como medidas que inicialmente são vistas como sérias, defensoras dos pobres e revolucionárias são, na verdade, afirmações de cerceamentos, controles, proibição sem aviso e restrição desavergonhada.

Ao explorar personagens como Sócrates, Jesus e Marco Aurélio, traça a independência, autonomia e soberania das ideias que, em algum momento, foram ceifadas por se contraporem ao pensamento do grupo. O trio foi vilipendiado.

Dois, Sócrates e Jesus, morreram pelas palavras - um ingeriu veneno; o outro, foi crucificado. 'Os Donos da Verdade' tem boa pesquisa e ótimo jornalismo e um alvo: o Supremo Tribunal Federal, que sacode o país com deliberações duvidosas, sobretudo as de liberdade de expressão.

Vocês se lembram das prisões de jornalistas, ou da suspensão das redes sociais de Bernardo Küster, Allan dos Santos, Olavo de Carvalho, Sara Winter, Oswaldo Eustáquio etc. O crime? Propagarem informações, que, segundo o STF, são 'falsas'.

Voltemos às perguntas iniciais deste artigo. Empastelar jornal, antes, era quebrar rotativas, máquinas de escrever, objetos das redações. Hoje desliga-se o notebook e recolhe-se o minicomputador à polícia. Há um caso não citado no documentário.

Em 2013, Paulo César Araújo publicou o livro 'Roberto Carlos em Detalhes'. O 'rei' mandou recolher exemplares e proibiu reimpressões. 'Só eu posso escrever a minha história', disse o compositor de 'Emoções'.

A discussão se tornou nacional. Para espanto de muitos, cantores como Chico Buarque, Caetano Veloso e Gilberto Gil, que na década de 60 combateram a censura, apoiaram a medida de Roberto, com Erasmo. Ficarão marcados eternamente como repressivos. Carmen Lúcia, ministra do STF, decretou a vitória dos escritores.

Ficou famosa a frase 'cala boca já morreu' na sentença. Lúcia, em 2020, defendeu a 'Lei das Fake News', no propósito de limitar a liberdade. Quem diria... Dentre os apoiadores, como se não bastasse, há jornalistas e comunicadores. 'Os Donos do Poder' está gratuitamente no youtube. Duração: 76 minutos. Cotação: excelente.

Rodrigo Romero
Enviado por Rodrigo Romero em 10/11/2020
Código do texto: T7108446
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.