Milagre chinfrim (publicado originalmente em 14/11/2020)

Você pode até tentar procurar, mas dificilmente encontrará alguém que tenha passado ileso, sem derramar uma única lágrima sequer, ao assistir ao 'Milagre da Cela 7' (2019, Netflix). A história é sobre a relação de amor entre Memo e a filha Ova.

Ele, pastor de ovelhas na Turquia, tem dificuldades intelectuais e a sua idade mental é praticamente a mesma da menina. A dupla mora numa casinha com a avó dele. A vida que levam é normal, até Memo ser injustamente acusado de assassinar uma garota, filha do militar de patente alta do governo.

Forçado a assinar a confissão, o pastor aguarda na cadeia a sentença: condenação à morte por enforcamento. Na prisão, é espancado e divide opiniões. Enquanto isso, Ova vai investigar uma preciosa dica dada pelo pai momentos antes de ser capturado. Descobre entre as montanhas um desertor do exército que pode provar a inocência de Memo.

A testemunha some, porém depois reaparece e é morta, numa sequência que faz lembrar outra bem semelhante, do ótimo 'Um Sonho de Liberdade' (1994). Ova insiste com o diretor da prisão que o pai não matou ninguém e o suspense segue até o dia de cumprir a deliberação do juiz. 'Milagre da Cela 7' é refilmagem do longa-metragem coreano de mesmo nome, de 2013.

É óbvio que Aras Bulut e Nisa Sofiya, intérpretes respectivamente de pai e filha, têm empatia junto ao espectador e cativam sem precisar fazer força. Por outro lado, tanto a direção de Mehmet Öztekin como o roteiro de Özge Efendioglu e Kubilay Tat deixam a desejar por serem bastante irresolutos e desarranjados.

Há a questão crucial que envolve um dos prisioneiros que não é bem explicada e alguns poderão terminar de ver a fita com a cara de 'ué?!'. O script ainda peca porque opta por uma conclusão simultaneamente absurda e meio chinfrim, se considerarmos o todo da obra.

Claro que as lágrimas que citei no início deste artigo são verdadeiras e enxergar futilidade nesta reação é ser frio. Mas existe o outro lado da moeda e de forma taxativa 'Milagre da Cela 7' é um filme pretensioso e imperfeito. Deparar-se com as atuações de Aras e Nisa podem bastar, entretanto, para que você se contagia por este dramalhão. Duração: 132 minutos. Cotação: bom.

Rodrigo Romero
Enviado por Rodrigo Romero em 10/11/2020
Código do texto: T7108447
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.