Quando a campainha soa (publicado originalmente em 21/11/2020)

Um dos filmes menos visto e talvez conhecido do diretor Ingmar Bergman é 'O Rito' (1969). Feito à TV, está disponível na íntegra no youtube.

A trama tem ares do que se passa no Brasil nos dias atuais: a censura proclamada por gente de fora do 'ramo'. A história mostra 3 atores (Thea, Sebastian e Hans), em um país não identificado, no escritório do juiz Abrahamson.

Estão num interrogatório. O tema: a peça de teatro deles, acusada de obscena. As 'entrevistas' são feitas separadas e individuais. Nas conversas entre os 3, a bagagem psicossexual é levada ao último grau e armam a que o autoritário interrogador seja levado ao extremo da sensibilidade.

Relacionamentos complicados, alcoolismo, perversão e assassinatos dão o tom. Sebastian (Anders Ek), por exemplo, bebe e está cheio de dívidas. Matou o ex-parceiro e tem um caso com a viúva deste, Thea (a belíssima Ingrid Thulin).

Ela, por sua vez, é propensa a ataques de histeria e sujeita a rompantes de sexo com seu perguntador. Está casada pela segunda vez, mas com o atual namorado de Sebastian, Hans (Gunnar Björnstrand), líder dos atores.

Hans é rico, autossuficiente e cada vez mais se vê entediado com a trupe. Bergman como sempre é preciso, audacioso nos diálogos e direção. Corrói o pensamento do público com palavras ácidas e nada sutis ditas pelo cast.

Na medida em que o juiz (Erik Hell) pressiona a que confessem ser mesmo pornográfico o conteúdo da tal peça, os 3 desejam somente se entenderem uns aos outros, num jogo de paixão e arrebatamento com risco de rompimento das relações e a revelação dos segredos mais íntimos de cada um.

Abrahamson é sádico e perspicaz, e nada sabe sobre a profissão de suas 'vítimas'. Examina-os com lupa como se investigasse a desimportância de micróbios (atores). O trio possui um trunfo que o interrogador não sabe: a arte.

Interpretar 'O Rito' como se fosse Bergman essas 3 personalidades dos atores pode soar valente. Fazer isso é o caminho mais fácil a se tomar. É, porém, nas constantes humilhações cometidas pelo juiz que notamos a campainha bergmaniana soar. Duração: 72 minutos. Cotação: excelente.

Rodrigo Romero
Enviado por Rodrigo Romero em 02/12/2020
Código do texto: T7125625
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.