3O anos já (publicado originalmente em 5/12/2020)

Estamos no fim de 2020 (ufa!) e a efeméride me vem: são 30 anos da estreia de 'Ghost: Do Outro Lado da Vida'. Três décadas! Notei que nos quase 17 anos desta coluna apenas em 2014 citei-o 'an passant' num artigo.

Fita, aliás, que tem talvez a canção mais melosa, inesquecível dos últimos 50 anos de cinema: a 'Unchained Melody' (algo como 'Melodia Inacabada'), interpretada pelos Irmãos Righteous, embala o casal Molly (Demi Moore) e Sam (Patrick Swayze).

Como todos sabem, o roteiro baseia-se no espiritismo: o gerente de banco Sam tenta ajudar, após ser morto num assalto por Willy (Rick Aviles), a ex-namorada e também a paranormal Oda Mae (Whoopi Goldberg, que ganhou o Oscar de atriz coadjuvante por este papel) a denunciar e a se livrar de vez do falso amigo Carl (Tony Goldwyn), que armou o crime com o objetivo de roubar a senha do banco e assim desviar 4 milhões de dólares num esquema de lavagem de dinheiro de traficantes de drogas.

'Ghost' tem curiosidades interessantes. Para começar, o diretor Jerry Zucker comandou apenas outros 5 longas, dentre eles o besteirol 'Apertem os Cintos: O Piloto Sumiu' (1980). Swayze havia feito 11 filmes antes, com pequenas participações em trabalhos medíocres, mas estava estourado na praça com o musical 'Dirty Dancing: Ritmo Quente' (1987).

Da noite para o dia virou o queridinho de Hollywood (o 'cachê' por 'Ghost' foi de US$ 2 milhões - Moore recebeu US$ 750 mil). Bem como Moore, igualmente com 11 longas no currículo, cujos scripts eram fracos.

Ao contrário do parceiro, fez fama com 'Ghost'. A carreira explodiu daí em diante. É engraçado explicar a longevidade da obra. Revejo-a nas tantas reprises anuais. Não me canso. A química do casal ainda funciona.

Apesar de considerar algumas sequências cafonas, a emoção do desfecho permanece inapelável. Não à toa, levou o Oscar de roteiro original, com o então estreante Bruce Rubin.

A participação de Vicent Schiavelli, como o fantasma do metrô que ensina Sam a 'tocar' nos objetos, marcou. Se você que me lê, por um desses absurdos da vida, não assistiu a 'Ghost', tenha calma. Daqui a pouco a Globo o exibe na Sessão da Tarde. Duração: 127 minutos. Cotação: bom.

Rodrigo Romero
Enviado por Rodrigo Romero em 02/12/2020
Código do texto: T7125633
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.