Ruim que dói (publicado originalmente em 30/1/2021)

Foi meio absurdo, desde o começo. O 'Sai de Baixo' viraria longa. Metade do elenco 'estranho' - atores tinham ligação zero com o programa - Castrinho, Lúcio Mauro Filho, Katiuscia Canoro, Cacau Protásio etc.

Dois titulares fariam pontas (Luís Gustavo, o Vavá, com problemas de saúde, e Aracy Balabanian, Cassandra). A trama 'se viraria nos 30' com Miguel Falabella, Marisa Orth e Tom Cavalcante (Cláudia Gimenez, Edileusa, recusou o convite; Márcia Cabrita, Neide, morreu em 2017 - estaria no filme, e este foi adiado por isso; e Cláudia Rodrigues, Sirene, convidada, desistiu em decorrência do diagnóstico de esclerose múltipla).

Esquisito. Tinha tudo para dar errado. Deu! Na história, Caco volta ao Arouche após sair da prisão. Descobre que a família está falida e mora de favor com Ribamar. Caco se envolve num trambique para ficar milionário: enviar joias contrabandeadas ao exterior.

Decide reabrir a Vavatur e organizar, de fachada, excursão a Foz do Iguaçu com idosos, protegendo-se da polícia no percurso. Mas o filme é um desastre do primeiro ao último minuto: atores sem ânimo, diálogos insossos e direção (Cris D'Amato) de chorar. Você pergunta: a comédia mudou e velhas piadas dos anos 90 não provocam o riso hoje? Engano.

Chico Anysio dizia: 'Só há 2 tipos de humor: engraçado e sem graça. Não há o terceiro'. Eis a verdade: 'Sai de Baixo - O Filme' (2019) nem existiria. Foi feito como condição a que a GloboFilmes apoiasse Falabella noutro trabalho, levado, este sim, a sério: 'Veneza' (2019).

"Não queria [filme do Sai de Baixo]. Os personagens estavam mortos. Deveriam ser deixados em paz. Mas percebi que poderia filmar o que gostaria. Topei desde que pudesse realizar 'Veneza'. Sabia que [a fita do seriado] não ficaria boa. Desparecerá. O que fica é o formato televisivo, até hoje aí", disse ao UOL.

Tinha razão. É ruim que dói. Está na minha lista dos 10 piores que vi na vida. Triste, pois considero a atração (exibida entre 1996 e 2002, com 'revival' em 2013) o último respiro do verdadeiro humor brasileiro, sem a chaga, a praga, do politicamente correto. Desde então, falsos talentos, youtubers jecas, rastaqueras. Duração: 88 minutos. Cotação: péssimo.

Rodrigo Romero
Enviado por Rodrigo Romero em 01/02/2021
Código do texto: T7173715
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.