In the Same Breath: Verdades e Mentiras da Pandemia

Impressionante produção da HBO que mostra imagens de Wuhan, onde se iniciou o Covid-19. Pelas lentes de Nanfu Wang (diretora), que estava, em Hubei, na China quando foi decretado o lockdow.

Como o governo chinês negou o vírus. Como o governo controlava as informações sobre o número de mortes e de casos. Como a documentarista teve que voltar aos EUA por ter dupla nacionalidade, ela conseguiu que pessoas filmassem para ela imagens dos hospitais na cidade com mais de 10 milhões de habitantes.

Como o próprio EUA, através de Donald Trump e seu secretário de saúde negaram a pandemia. Como isso influenciou a pessoas a irem se manifestar contra o uso de máscara e hostilizar os profissionais da linha de frente de combate a esse inimigo invisível.

Isso vivemos aqui no Brasil por todos esses meses, o presidente insuflando as população a quebrarem o isolamento social, enquanto todo dia morriam milhares de pessoas e os hospitais estavam super lotados. Como o presidente Bolsonaro politizou a investigação da Policia Federal para tirar o foco dos desmandos dos seus filhos e criminalizando os governadores. Alguns casos de corrupção foram descobertos, mas depois se viu que o governo federal que queria mesmo desviar através de compra de uma vacina por preço mais que o mercado embutido a propina nele. Fato demostrado pela CPI da Covid.

Aqui no nosso país se demorou o inicio da vacina, pois o presidente recusou as ofertas da Pfizer várias vezes ainda em 2020. E se hoje estamos avançando na vacinação é justamente graças aos governos estaduais que baseados em determinação do Supremo Tribunal Federal puderam tomar as rédeas da situação.

O filme de 1h37 minutos nos dá um recorte nos EUA e na China. O primeiro com negacionismo das autoridades populistas. O segundo com o governo comandado por um partidor comunista que oprime a opinião contrária, apesar de haver um país rico. Na China sumiram jornalistas, outros foram presos. Médicos foram censurados. E a propaganda do regime fez questão de demonstrar que estava tudo bem por uma onda de noticias otimistas.

O sofrimento que milhares passaram e ainda passam com mais de 219 milhões de casos no mundo e 4,55 milhões de vidas ceifadas. No Brasil 21 milhões da casos e 586 mil mortes.

Filme que me tocou muito e ascende ainda um sinal de alerta e preocupação. Estamos quase no fim, mas ainda existe muitas pessoas para serem vacinadas, todo cuidado é pouco.

Carlos Emanuel
Enviado por Carlos Emanuel em 12/09/2021
Reeditado em 12/09/2021
Código do texto: T7340306
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.