Um Ed Wood típico: ruim e ótimo (publicado originalmente em 23/10/2021)

O grande momento de 'Noite das Assombrações' (1959), de Ed Wood, é a sessão espírita comandada por Dr. Ácula (sacou o trocadilho?): sentados, estão Ácula, na ponta, do lado direito os 'fregueses' que buscam informações dos mortos, e do esquerdo 3 caveiras com perucas - no desenrolar 'surgem' fantasmas: um que toca corneta (efeito especial: pendurá-la num fino barbante), o outro está coberto pelo lençol branco.

Não acaba aí: depois, temos o defunto que levanta do caixão e conforta os clientes. É Ed Wood na veia aos que sabem da fama de 'O Pior Diretor do Mundo'. A sequência é tão insana que aceitamos logo porque sabemos quem comanda.

O filme demorou mais de 20 anos para finalizar a edição por falta de grana. O roteiro mostra um grupo de investigadores tentando solucionar o caso da casa mal-assombrada onde mora Dr. Ácula. Descobrem que o sujeito é charlatão e rouba cadáveres.

Nem tudo é o que parece. Há fantasmas de verdade que rondam a mansão! 'Noite das Assombrações' (na íntegra no youtube) é tão ruim que acabou virando pérola. As filmagens foram as mais caóticas possíveis: o cast estava desanimado, o dinheiro havia acabado e a principal estrela de Wood morrera 3 anos antes: Bela Lugosi.

Wood não veria o produto final - faleceu em 1978 sem editar - seus fãs fizeram isso e o lançamento se deu em 1987. Wood teve vida 'burlesca': gostava de se vestir de mulher - quase foi expulso de casa pelo pai -, mas não era gay.

Em 1941, alistou-se nos fuzileiros navais, participou de combates no Pacífico. Por baixo do uniforme usava sutiã e calcinha vermelhos. Sua equipe de filmagem era tão extravagante quanto: Tor Johnson, gigantesco astro da luta livre, Bunny Breckinridge, homossexual com sonho de trocar de sexo, e Criswell, vidente que errava previsões (aparece visivelmente bêbado no início e no fim de 'Noite de Assombrações' e nem disfarça que lê cartazes à sua frente).

Wood ressuscitou a carreira de Lugosi, que vivia num miserê, esquecido pelos estúdios, viciado em morfina, heroína. Atuou em 2 filmes do diretor. Duração: 69 minutos. Cotação: ruim (e ótimo).

Rodrigo Romero
Enviado por Rodrigo Romero em 26/10/2021
Código do texto: T7371979
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.