Expresso Polar (2004)

Falar sobre esse filme: ' Expresso Polar', é algo que me toca o coração. Vi esse filme que tem Tom Hanks, como o condutor do trem mágico que leva ao Polo Norte, onde tem o Papai Noel, recentemente pela HBO MAX. Não quero falar da parte técnica que trás esses personagens interpretados por seres humanos, que contracenam sozinhos, com vários equipamentos neles que captam seus movimentos e depois os transformam em desenho. Isso realmente deixa um pouco a desejar no filme, mas quero conversar sobre a mensagem que tem por detrás dessa película. O menino Josh Hutcherson deixou de crer no Natal, então o trem vem para buscar recuperar essa crença em algo mágico que vamos perdendo quando ficamos mais velhos.

Quando crianças acreditamos naquilo que nossos pais nos contam e seguimos fieis tendo como modelo um mundo moldado por eles. Então seguimos o coelhinho da páscoa, o papai Noel, temos medo do velho do saco, da loira do banheiro. Mas a partir do momento que nos confrontamos com o mundo real, temos os primeiros traumas. Seja por meio de um abuso que sofremos de alguém que poderia nos proteger, seja por meio de uma conversa cheia de maldades que ouvimos; Ou mesmo das brigas dos nossos pais. De uma traição, uma amante que entra na história. Seja pela fome, desemprego que assola as famílias, vamos perdendo e rompendo essa idealização do belo.

Então durante 1h39m ficamos ali presos a esse singelo conto, que tenta tocar lá no fundo de nossa alma e nos trazer de volta para a crença nas pessoas. Crer no mundo melhor, acreditar que é possível o perdão. Voltar para a humildade, para as conversas boas nas calçadas, ouvir o rádio com aquelas estórias bonitas que nos contam para dormir. Enfim se desligar da frieza do dia a dia.

Carlos Emanuel
Enviado por Carlos Emanuel em 15/12/2021
Código do texto: T7407547
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.