Lições de vida louca (publicado originalmente em 14/10/2023)

Regado a muita cocaína e maconha se deram as filmagens (novembro de 1972 a março de 1973) de ‘A Última Missão’ (íntegra no youtube), cuja estreia completará 5O anos em dezembro. A dupla Hal Ashby (diretor) e Jack Nicholson (protagonista) se entupiu de entorpecentes na estada em Toronto (Canadá), locação do filme, no inverno pesado que lá fazia. O ator encarnou Buddusky, veterano marinheiro, que precisa escoltar ao outro lado do país, ao lado do colega Mulhall (Otis Young), o novato Meadows (Randy Quaid), condenado a 8 anos de prisão e à expulsão da corporação por ter tentado afanar 4O dólares da caixinha da campanha beneficente da esposa do comandante.

Durante o trajeto, os fardados se envolvem ternamente com o rapaz ao perceberem a inocência e a fragilidade do cleptomaníaco. Concordam, Buddusky e Mulhall, em oferecer ao jovem a ‘despedida de liberdade’, mostrando prazeres da vida, e, simultaneamente, refletir sobre as próprias existências, cogitando, inclusive, a deixar Meadows escapar, ainda que com consequências brutais. Levam-no, por exemplo, a tomar porre no bar, ao prostíbulo, provocam briga para que ele ‘participe’ e ensinam-no a ser ‘mais esperto’.

O roteiro, escrito por Roberto Towne (que na sequência redigiria ‘Chinatown’ – 1974), é simples e direto, adaptado do livro ‘O Último Detalhe’, de Daryl Ponicsan, recheado de diálogos ácidos e finas ironias. À primeira vista, a fita não foi bem recebida pelos executivos da produção por causa dos cortes bruscos. O longa-metragem recebeu 3 indicações do Oscar: ator (Nicholson), ator coadjuvante (Quaid) e roteiro (Towne). Saiu de mãos vazias.

Nicholson, que embolsou 2 milhões de dólares de cachê, conquistou o prêmio de interpretação masculina no Festival de Cannes de 1974. O ator estava prestes a encarar 2 momentos cruciais: conhecer Anjelica Huston, com quem ficou casado 17 anos (1973-9O), e desvendar o mistério sobre sua mãe, que desde a infância ele pensava ser sua irmã mais velha. Duração: 1O3 minutos. Cotação: bom.

Rodrigo Romero
Enviado por Rodrigo Romero em 23/10/2023
Código do texto: T7914959
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.