Charles Dickens

HARD TIMES , é um romance , escrito por Charles Dickens,em apenas vinte semanas , no ano de 1854.

DICKENS é um dos mais populares e intercionalmente conhecidos romancisras inglesas. Seu pai era um funcionário do governo que gostava de viver prosperamente e seu súbito empobrecimento e prisão ocasionada por dívidas contraídas foi um trauma para o menino Charles. Literal ou simbolicamente, prisões e pobreza, ocorrem com frequência em muitos de seus romances. Por isso e por outras , eu , Kalena, dificilmente acredito que não haja 80 % ou mais de autobiografia , nos escritos de quem quer que seja . Eu acredito muito que nada é puramente ficcional... sempre, nem que sejam 3 linhas , tem origem nas experiências pessoais . Ou na sua própria vida . Quem leu Graciliano dá para perceber isso, claramente . E outros autores , também . Bukovsky era exatamente como ele escre seus personagens : beberrão , mulherendo, freqquentador de bares e restaurantes undergrounds , maluquices constantes...

Charles Dickens começou sua carreira de escitor como lornalista e todos os seus romances foram publicados serialmente em periódicos , especialmente em dois editados por ele mesmo como o HOUSEHOLD WORDS, iniciado em 1850 e All the Year Round , em 1850, ambos semanais. Seu primeiro livro, Sketches by Boz , escrito em 1836 fez muito sucesso . Depois ele escreveu vários outros , mas "preemiando", podemos dizer assim , a classe média baixa , tão renegada na época. Em seguida outros tantos escritos revelando seu humor e o seu melodrama . Porém , suas obras -primas foram

: Dombey and Son em 1848 ; Bleak House -1852 ; David Copperfield

e muitos outros.

HARD TIMES foi adaptado para o palco . A peça é maravilhosa. Uma adaptação perfeita , feita por Stephen Jeffreys.

Através do Not The National Theatre de Londres e a parceria com a Cultura Inlesa, foi realizada uma tournée pelo Brasil.

** Neste livro Dickens dedica grande simpatia pelos circenses e estes misturam-se com pessoas que tentam ascender socialmente.

"Não fiquem irritados conosco, pobres vagabundos. As pessoas teem que ser entretidas. Elas não podem estar sempre aprendendo, também não podem estar sempre trabalhando. Elas não são feitas para isso. O senhor deve aceitar senhor" . Esta é , no palco , uma das falas do dono docirco, Seary.

Woof, weft da peça teatral (trama ) . Vou colocar um resuminho aqui : Uma cidade que gira em torno da indústria algodoeira que foi instalada em Preston , no Norte da Inglaterra em meados de 1840 . E, as regras impostas não só pelas fábricas , mas também pelas escolas, transformam a vida numa uniformidade esmagadoramente organizada e que destroi todos os sentimentos. E assim vão se apresentando os personagens, num total de 17 ou 18 , se não me engano : Diretr de Escola e membro do parlamento ; um outro é a Sra Gradgrind , esposa do Diretor ; Louise a filha do casal ;Sleary , dono do "Sleary Circus" e muitos outros , completando todo o elenco . Aparece , ainda , o Diretor do Sindicato dos tecelões ; operários da fábrica ; circences , etc... È uma peça que retrata fielmente os problemas existentes entre essas pessoas. Dickens adorou a adaptação e assim se expressou : " Em uma époc de busca pela praticidade, mais do que nunca é um fato de extrema importância que os contos de fadas sejam respeitados ...todos os que já ponderaram sobre isto sabem muito bem que uma nação sem

imaginação , sem um pouco de romance, nunca teve, não tem e nunca terá um grande lugar ao sol".

Quanto á biografia d Dickens , é muito mais rica. Aqui apresentei apenas alguns fatos . A peça não está mais em tournée pelo Brasil..e creio que nem pelo mundo. A formação de atores , diretores, etc... também ser´´a outra . Mas a adaptação , claro , continua viva. A dica é ler o livro. Aqui no Brasil , há dificuldade em encontrar traduzido e, mesmo em inglês , também há dificuldades . Porém temos as Bibliotecas , os Sebos e algum amigo que tenha e o empreste , rsrs.

E para encerrar o texto , pedi autorização para a recantista Kathleem , deixo aqui , o belo pensamento de Dickens que ela citou no comentário:

16/04/2010 00:41 - Kathleen Lessa

Tentei lhe responder via e-mail mas parece que seu endereço hotmail não está funcionando... Respondendo ao que me perguntou: Pode sim usar.__ Beijos! Kathleen

Kahtleen , agradeço a visita e este comentári que enriqueceu o exto , com o pensamento de C.D. contido nele . Muito grata!

KALENA, apreciadora de Dickens e da literaura em

em geral.

Outono. Abr.2010

kalena
Enviado por kalena em 15/04/2010
Reeditado em 16/04/2010
Código do texto: T2199551
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.