A pressão social é quem dita às normas, nós apenas seguimos...

Nessa sociedade contemporânea onde os bens de consumo estão além do poder aquisitivo do individuo, a todo o momento somos bombardeados por propagandas que nos incentivam a consumir de forma desenfreada, nos fazendo sentir prazer em adquirir bens que não precisamos necessariamente, nos induzindo a comprar um produto que vemos sendo anunciado em propagandas de televisão, rádio, revistas, diante da fala ou simples presença de autoridades e personalidades sociais reconhecidas na mídia, como atores, políticos, artistas, nos coagindo de forma ideológica, sem que percebamos.

A pressão social está cada vez mais inserida e naturalizada em nosso meio de forma camuflada, seja ela na moda, quando nos adequamos às tendências que nos são apresentadas, no consumo de alimentos, quando estamos sempre adquirindo aquele produto alimentício que é novidade na prateleira dos supermercados, na telefonia, quando trocamos o celular que já temos por um mais moderno que segue a evolução tecnológica, enfim, somos consumidores e nos comportamos socialmente por pressão...

Essa pressão é uma forma de controle social, fenômeno ideologicamente impregnado no processo de disputa presente em graus diferentes nos relacionamentos que ocorrem nas diversas esferas da sociedade. Por que os interesses dos homens não são iguais, eles disputam espaços físicos (terras, ambientes de moradia, locais de trabalho) e espaços de exercício do poder (cargos, influência social, prestigio, hierarquia, autoridade). Esse controle é o modo impositivo e institucionalizado de manter a sociedade organizada.

Vejamos que há todo um processo que direciona os nossos comportamentos de forma oculta e aparentemente natural. E que apenas seguimos a pressão social a qual nos é ditada.

Rogildo de Oliveira
Enviado por Rogildo de Oliveira em 31/05/2011
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