Rio Grande do Sul em festa, bandeiras tremulando pelos pampas, hoje às 18hs foi acesa a Chama Crioula no Parque da Harmonia em Porto Alegre e, o Povo Gaúcho hospitaleiro abre suas porteiras para receber seus visitantes, de outros Estados, de outras Nações, os quais para nós são todos irmãos. As festividades da Semana Farroupilha trazem alegrias que  contagiam seu povo, os Gaúchos mais soltos e audazes, nossas prendas mais belas e faceiras, orando a Deus Nosso Senhor, nosso Patrão Velho que abençoe sempre nossa querência com a fé, honra e orgulho, para que seu Povo altaneiro possa gritar aos quatro cantos da terra:

SOMOS GAUCHOS TCHÊ, E VIVA O RIO GRANDE DO SUL.


A História registra que, na década de 40, devido a invasão do modismo no Rio Grande do Sul, vindo de outros países, principalmente dos Estados Unidos, grupos de tradicionalistas gaúchos conservadores levantaram suas vozes em favor da conservação da cultura, costumes e tradições do povo gaúcho. Nesse período foi criada a ronda gaúcha, que passou a ser conhecida como ronda crioula. A ronda crioula acontecia entre os dias 7 e 20 de setembro para festejar a Independência do Brasil e a Revolução Farroupilha. Neste período os gaúchos tradicionalistas se reuniam para escrever e conversar sobre a Revolução Farroupilha, contar histórias de combates e coragem dos gaúchos nessa época, declamar poesias e realizar fandango. Em 1947, pequenos grupos de jovens também se levantaram contra este modismo que estava tentando destruir as tradições e a cultura do povo gaúcho. Estudantes do colégio Júlio de Castilhos, em Porto Alegre, periodicamente se reuniam para falar sobre o tradicionalismo gaúcho. À meia-noite do dia 7 de setembro de 1947 nasce a chama crioula, iniciativa deste grupo de estudantes para homenagear os soldados mortos na Revolução Farroupilha e na  Segunda Guerra Mundial. A chama crioula que acabava de nascer significava a liberdade e a confraternização entre os povos do mundo.
No ano seguinte este mesmo grupo de estudantes fundou o "Movimento Tradicionalista Gaúcho" com o objetivo de proteger a cultura, costumes e tradições dos gaúchos. Com o surgimento deste movimento em Porto Alegre, o tradicionalismo do interior do estado começou a fortificar-se.
No dia 11 de dezembro de 1964, através da Lei 4.850, a Assembléia Estadual oficializou a ronda gaúcha, com o nome de Semana Farroupilha. O período de comemoração passou a ser de uma semana, do dia 14 a 20 de setembro. Em 1996, através de lei federal, o dia 20 de setembro foi oficializado o dia do gaúcho ou dia da liberdade, no qual são homenageados os heróis da Revolução Farroupilha. Nesta semana é intensa a programação dos CTG's no Brasil e em outros países. No dia 14 de Setembro a chama crioula chega, na maioria, dos 2500 CTG's espalhados por todo o Brasil. A chama vai ao Parque da Harmonia, no centro de Porto Alegre, onde ficam acampadas, centenas de CTG's, durante a Semana Farroupilha. A chama crioula vai também ao Palácio Piratini, sede do governo do estado. O próprio governador acende o candeeiro com a chama crioula, a qual ficará guarnecida por soldados da Brigada Militar até o dia 20 de Setembro. Durante a Semana Farroupilha são realizados estudos, palestras, atividades campeiras, culturais e também grandes bailes gauchescos.
No dia 20 de Setembro acontece o encerramento das festividades com desfiles, nos quais participam prendas e peões montados a cavalo.
No último minuto do dia 20 de setembro é apagada a chama crioula em alguns CTG's. No Rio Grande do Sul e em outros estados do Brasil, a chama permanecerá acesa por todo o ano, até chegar à próxima Semana Farroupilha, quando será novamente distribuída para os CTG's.

PROGRAMAÇÃO FESTEJOS FARROUPILHAS NO ANO DE 2011

DIA 20 DE AGOSTO
16 h – Acendimento da Chama Crioula Estadual / Lançamento dos Festejos Farroupilhas 2011 – Taquara
18 h – Entrega de títulos de Embaixador e Cônsul Honorário para líderes tradicionalistas em atuação fora do Estado –
DE 20 DE AGOSTO A 13 DE SETEMBRO
Realização das cavalgadas transportando a Chama Crioula para todos os municípios do Estado.
DIA 21 DE AGOSTO
9 h – abertura do Parque da Harmonia para a montagem do Acampamento Farroupilha de Porto Alegre
DIA 7 DE SETEMBRO
17 h – Extinção do fogo Simbólico da Pátria e retirada de uma centelha para compor a Chama Crioula 2011. – Parque Farroupilha em Porto Alegre.
18 h – chegada da Chama Crioula no Parque da Harmonia em Porto Alegre e abertura oficial do Acampamento Farroupilha da Capital.
DIA 10 DE SETEMBRO
20 h – Espetáculo de música e dança - «Negras Raízes» no Acampamento de Farroupilha de Piratini.
DIA 11 DE SETEMBRO
12 h – Almoço campeiro no Acampamento Farroupilha de Piratini.
14 h – Espetáculo de Teatro de Rua «Batalha do Seival», na rua em frente ao Museu Farroupilha – Piratini.
15 h – Reinauguração do Museu Farroupilha com a presença do Governador do Estado e Sec. Estadual da Cultura / Entrega do Acervo Farroupilha / Exposição sobre os Negros da Revolução Farroupilha – Piratini.
16 h – Concerto Ospa - Igreja Matriz – Piratini.
DIA 30 DE AGOSTO
8 h 30 min – VI Seminário da Cultura gaúcha - Centro de Eventos Almir Azeredo Ramos.
DIA 14 DE SETEMBRO
10h – acendimento da Chama Crioula no Palácio Piratini.
10h e 40 min – acendimento da Chama Crioula no Palácio Farroupilha- Assembléia Legislativa.
11 h – Acendimento da Chama Crioula no Paço Municipal.
11h e 45 min – acendimento da Chama Crioula no Monumento a Bento Gonçalves na Av. João Pessoa.
12h e 30 min – Acendimento da Chama Crioula na Grande Loja Maçônica na Av. Praia de Belas.
13 h – Acendimento da Chama Crioula na Câmara Municipal de Vereadores da Capital
DIA 19 DE SETEMBRO
21 h – Desfile Temático “Nossas Raízes”, na Avenida Edvaldo Pereira Paiva – Porto Alegre.
DIA 20 DE SETEMBRO
8h e 30 min – Desfile Farroupilha de Porto Alegre – na Avenida Edvaldo Pereira Paiva - Revista da Tropa pelo Governador.
17h – extinção da Chama Crioula no Palácio Piratini.
17h e 30 min – extinção da Chama Crioula no Palácio Farroupilha - Assembléia Legislativa
17 h e 45 min – extinção da Chama Crioula no Paço Municipal.
18h e 15 min – extinção da Chama Crioula no Monumento Bento Gonçalves na Av. João Pessoa
18h e 30 min – extinção da Chama Crioula na Grande Loja Maçônica na Av. Praia de Belas.
18 h e 45 min – extinção da Chama Crioula na Câmara Municipal de Vereadores da capital.
19h e 30 min - extinção da Chama Crioula no Acampamento Farroupilha e encerramento dos Festejos Farroupilhas 2011.
Fonte da Programação da Semana Farroupilha: “Nossas Raízes”.

Nota: OSPA – Orquestra Sinfônica de Porto Alegre.

verita
Enviado por verita em 07/09/2011
Código do texto: T3206370
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.