Hoje, dia 8, é o dia Internacional da Alfabetização. A alfabetização é o processo que desenvolve as habilidades de leitura e de escrita de um indivíduo, tornando-o capaz de identificar e decifrar os códigos escritos.
A UNESCO se comprometeu a diminuir os índices de analfabetismo no mundo, pois nos países subdesenvolvidos em torno de 25% de adultos e crianças não sabem ler e escrever, chegando a um total de novecentos milhões de pessoas.
O índice de cidadãos alfabetizados de um país indica o nível de desenvolvimento do mesmo. Quanto mais pessoas analfabetas, menos desenvolvimento. Isso faz com que governantes procurem favorecer suas estatísticas, criando projetos que melhorem essas taxas, mas não garantem o aprendizado, como a educação por ciclos, onde os alunos não podem repetir o ano, sendo aprovados para as séries seguintes, mesmo apresentando grandes deficiências.
Os métodos mais utilizados no processo de alfabetização normalmente levam os nomes de seus precursores. Jean Piaget, Montessori, e Paulo Freire, são exemplos disso.
Existe interesse de muitos governantes que seu povo seja analfabeto, desta forma, aceita melhor as imposições determinadas, sem questionar, pois incultos não lutam por seus direitos, apenas cumprem deveres.

verita
Enviado por verita em 08/09/2011
Código do texto: T3207019
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.